Convento da Penha abre exposição de Artes Sacras do acervo histórico e litúrgico
16/09/2025

O Convento da Penha abriu ao público, no último dia 13 de setembro, a Exposição de Artes Sacras, composta por peças de seu acervo histórico e litúrgico. A cerimônia de abertura reuniu o Guardião, Frei Gabriel Dellandrea, o responsável pela mostra, Frei Jorge Lázaro de Souza, além do Frei Pedro Engel, Frei Paulo César Ferreira da Silva e comunidade.
As peças expostas são de vários materiais e foram confeccionadas em diferentes épocas, como um Missal Romano de 1840, imagens em madeira policromada e metal, em mármore, e representações de santos, como São Manoel, Santa Bárbara e São Domingos. A Virgem Maria está representada em peças dos séculos XVIII e XX, a maioria em madeira. Imaculada Conceição, Nossa Senhora do Desterro, das Dores e do Rosário são alguns exemplos.
A devoção franciscana também está presente. Há, em um nicho de destaque, ao menos quatro imagens de São Francisco de Assis. Ainda na Sala de Exposições, é possível contemplar um Altar antigo, uma Imagem do Cristo sem os braços, um sino (símbolo da paz), uma pia batismal e diversos outros objetos históricos. Na área mais reservada da Sala, que é uma “espécie de caverna” de pedras, está uma Imagem de Nossa Senhora da Penha, mantos que já vestiram a Imagem da Padroeira do Menino Jesus e na parede branca um crucifixo com a citação bíblica “Eis aí tua mãe” (abaixo):

Frei Gabriel comemorou a inauguração da exposição, destacando também alguns aspectos espirituais. “Esta exposição quer ser a ocasião de visitarmos a história para que, com obediência e ousadia, possamos também contribuir com as narrativas e registros, observando o passado para entender o presente e construir o futuro. A partir desta exposição, o fiel poderá observar também os estilos, os elementos que fazem parte de toda a história do Convento. Além disso, em algumas imagens, por conta do tempo, nós vamos encontrar pequenos defeitos. A falta de uma mão, a falta de algum outro elemento, isso também fala sobre a nossa realidade de vida, que é limitada, onde encontraremos a completude apenas no céu, no encontro definitivo com Deus. Que todos possam também perceber esses elementos, observando a história e garantindo que ela possa ser continuada com a obediência e reverência a tudo o que aconteceu, mas também com a ousadia de pensar um caminho de paz e de bem”, disse.

Após aspergir o espaço com água benta, o guardião também agradeceu o empenho das pessoas que preparam tudo. A montagem da mostra foi elaborada pelo restaurador Ailton Tadeu Costa e pelo voluntário Marcos Antoniazi, com supervisão do Frei Jorge Lázaro.
“Essa exposição quer mostrar a todos os peregrinos, romeiros e visitantes, os objetos que nós temos aqui no acervo do Convento. Temos muitas peças! Para nós é uma alegria poder expor, sobretudo valorizar essa arte que há séculos as pessoas fizeram, produziram e hoje estão guardadas aqui. É uma maneira também de valorizá-los e ao mesmo tempo, expor, mostrar aquilo que nós temos de bonito. A cada ano procuramos fazer uma diversidade de exposições, já tivemos uma exposição de presépios, exposição das indumentárias de Nossa Senhora e do Menino Jesus e dessa vez a exposição dos objetos sagrados. Venham conhecer, tenho certeza que todos vão gostar! ”, contou Frei Jorge.
Exposição de Artes Sacras
Quando: diariamente
Horário: 7h30 às 16h30
Local: Sala de Exposições do Convento (ao lado da Sala dos Milagres)
Entrada gratuita
Cristian Oliveira (ASCOM)




















