Conventinho São José de Lages celebra 100 anos no dia 20
15/12/2015
A Fraternidade Patrocínio de São José, em Lages (SC), está celebrando com uma novena, desde o dia 11 de dezembro, o centenário do “Conventinho” São José. A celebração jubilar acontecerá no dia 20 de dezembro, às 9h30.
O Convento São José, ou Conventinho como é conhecido, teve a pedra fundamental lançada no dia 21 de dezembro de 1915. Mas os frades já estavam em Lages desde dezembro de 1891, como descreve Frei Armando Bahlman em suas “Memórias”: “No mês de dezembro de 1891, segui para Lages, para estabelecer ali residência. Agora é mais fácil, mas naqueles tempos os caminhos eram intransitáveis. Quantas vezes o burro ficou atolado na lama, quantas vezes foi necessário tirar os animais de carga do lamaçal, onde podiam perecer! Cheguei em Lages na antevéspera do Natal”, conta Frei Armando.
Praticamente isolada no Planalto Serrano, Lages contava então com cerca de mil habitantes. Em janeiro de 1892 chegam três outros frades: Frei Herculano Limpinsel, Frei Mariano e Frei Maurício. Eles se instalaram numa “casa simples, ao lado da Capela Nossa Senhora do Rosário”. Em 22 de fevereiro de 1892 chegou a Lages Frei Rogério Neuhaus para integrar a Fraternidade recém-criada. Em 1893, os frades se mudaram para uma chácara do falecido Pe. Antônio Luiz Esteves de Carvalho, onde ali permaneceram até 1899.
Em 17 de fevereiro de 1899 foi inaugurada a Escola Paroquial São José no prédio construído por Frei Rogério (onde hoje funciona o hospital). Os frades se mudaram para o local onde hoje está o “Conventinho Frei Rogério”.
Em dezembro de 1912, os frades começaram a construção da antiga Matriz (atual Catedral), com a bênção da pedra fundamental no dia 20 de janeiro do ano seguinte.
Em novembro de 1915, então, começou a construção do novo Convento (atual Convento). Este convento acolheu inúmeros frades durante este centenário e tornou-se ponto de referência do povo lageano. Funcionou, por um bom tempo, como casa de formação dos seminaristas da Província. Sob o patrocínio de São José os frades saiam do convento e para ele voltavam depois de terem ido à missão seja na educação ou na evangelização.
Atualmente, a Fraternidade é composta por Frei José Lino Lückmann, Frei Tarcísio Theiss, Frei Ervino Girardi, Frei José Boeing, Frei Vilmar Alves da Silva.