Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Confessionários são montados em frente ao Convento

20/07/2013

Notícias

Moacir Beggo

confessaRio de Janeiro (RJ) – Foram montados 35 confessionários em frente do Convento Santo Antônio do Largo da Carioca neste sábado (20/7) para atender os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude, que tem início no próximo dia 23 de julho.

Outros 65 confessionários serão distribuídos pela Quinta da Boa Vista, na Zona Norte. Para atender a todos os peregrinos, 1.500 sacerdotes se cadastraram para ministrarem o sacramento da reconciliação.

O Papa Francisco também vai atender a confissão de cinco jovens. O local escolhido para o atendimento é a Feira Vocacional, na Quinta da Boa Vista, no dia 26 de julho. Os jovens sortudos são três brasileiros, um venezuelano e um italiano.  Os nomes não serão divulgados para preservar a identidade dos penitentes.

Os confessionários, que acolherão as confissões dos cinco jovens e dos demais peregrinos da JMJ Rio2013, foram projetados pelo arquiteto espanhol Ignácio de Ozono.

Inspirado pela vista do Corcovado, a partir do bairro da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, os confessionários são formados por duas placas cruzadas de madeira branca, apoiadas uma na outra. No alto da estrutura, a cruz que lembra ainda mais o monumento inspirador. O projeto foi pensado de forma que o penitente fique de joelhos e o sacerdote sentado.

Ozono conta que começou o projeto logo que viu a notícia da existência de confessionários durante a JMJ. Após a finalização do conceito, a projeção da estrutura e os cálculos de sustentação, o arquiteto entrou em contato com o Comitê Organizador Local (COL) e ofereceu o serviço.

Esta é a primeira JMJ do arquiteto que já vive no Brasil há 38 anos. “A minha satisfação é que muita gente o utilize (o confessionário). Quanto mais, melhor! Tomara que, no final, descubram que foram poucos confessionários”, diz satisfeito o autor do projeto.