Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul tem dois novos governos

08/02/2024

Notícias

O novo governo da Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora

A mais antiga Província Franciscana do Brasil, a de Santo Antônio, presente nos Estados do Ceará à Bahia, e a Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora, presente nos Estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, elegeram seus novos governos neste início de ano.

Na mais antiga entidade franciscana brasileira, Frei Rogério Lopes foi eleito Ministro Provincial, tendo como Vigário Provincial Frei Marconi Lins. Para Definidores, foram eleitos: Frei Wellington Reis da Conceição, Frei Gilmar Nascimento da Silva, Frei Francisco de Assis Beserra, Frei Lenilson Santana Santos, Frei Joanan Marques de Mendonça e Frei Alleanderson Brito.

A Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora da Ordem dos Frades Menores iniciou o Capítulo Custodial no dia 5 de fevereiro, tendo como tema: “Fraternidade, nossa vocação”.

O Definidor Geral Frei César Külkamp (foto acima)  foi o enviado pelo Ministro Geral para participar deste evento da Custódia das Sete Alegrias por ser o Definidor de referência das Conferências do Brasil e Cone Sul e da Bolivariana. “Mas venho como irmão, com alegria, de já conhecer a história desta entidade. Fui visitador aqui por duas vezes. Então, é sempre uma alegria fraterna estar aqui entre os irmãos desta entidade”, explicou Frei César.

Segundo ele, sua presença tinha a incumbência de tornar público o novo governo da Custódia, que foi eleito no mês de janeiro pelo Definitorio Geral com algumas tarefas específicas para os próximos três anos. “Então, foram eleitos como Custódio Frei Rogério Viterbo de Souza e como Vigário Frei Roberto Miguel do Nascimento e os quatro conselheiros da Custódia: Frei Arcides Luiz Favaretto, Frei Aloísio Alves Pereira Junior, Frei Neuzimar Santana Campos e Silva e Frei Pedro Renato Pereira da Silva. Então, confiamos a Deus o trabalho desses irmãos e a vida e missão de toda a Custódia”, informou.

O novo governo da Província Franciscana Santo Antônio

A Província Santo Antônio se reuniu de 8 a 13 de janeiro no Convento Santo Antônio no Sítio Ipuarana, em Lagoa Seca (PB). Em uma breve homilia no rito de posse, o visitador Geral, Frei Flávio Guerra, lembrou aos frades que Jesus inaugurou o poder como serviço e o seu exemplo deve ser seguido por aqueles que assumiram algum espaço no Governo provincial, como também todos os frades da Província. “Todos vocês têm que aprender com Cristo este dom, para se colocarem a serviço da Província e dos projetos de nossa entidade, porque um dos pecados da nossa Ordem, há muito tempo, é o frade priorizar o seu projeto pessoal em detrimento do projeto da fraternidade, do projeto fraterno da Província. Fica esse alerta que todos estão a serviço de todos”, disse.

Pela Custódia do MS e MT, Frei Rogério Viterbo de Souza agradeceu ao bondoso Deus, ao Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli, e Definitório Geral pela confiança de tê-lo nomeado como Custódio. “Agradeço também todos os irmãos e irmãs que rezaram pelo bom êxito do nosso Capítulo, que rezaram por nós, frades. Meu coração é feito gratidão nesse momento e peço ao bom Deus que continue nos concedendo graças para que a gente dê continuidade a este serviço que já vínhamos prestando com muito desvelo para o bem da nossa Custódia. Que o bondoso Deus nos ajude a viver para amar na medida do amor de Cristo, servindo sempre os mais pobres e necessitados. É isso que eu desejo nesse novo tempo de caminhada histórica de nossa Custódia e conto com a ajuda de todos os meus irmãos confrades”, pediu o novo Custódio.

 

Posse do novo governo da Custódia das Sete Alegrias

Foto oficial dos Frades capitulares da Custódia das Sete Alegrias

A Custódia das Sete Alegrias tem sua história construída a partir de janeiro de 1937, quando a Província da Imaculada Conceição do Brasil cedeu a área dos atuais Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul como terra de missão à Província Franciscana de Santa Isabel da Turíngia, em Fulda. O Ministro Provincial da Turíngia, Frei Vicenz Rock, com seu Definitório, aceitou no dia 2 de março de 1937 a oferta e o antigo estado do Mato Grosso foi escolhido como novo campo de atividade missionária. Aos 29 de junho de 1937 aconteceu o solene envio dos quatro primeiros missionários para a nova terra de Missão, que eram os Freis Eucário Schmitt, Antônio Schwenger, Wolfram Passmann e Francisco Brugger, todos sacerdotes. Atualmente, a Custódia ocupa uma área total de 1.264.965,6 Km² para uma população de cerca de 5 milhões de pessoas. A sede da Custódia fica em Campo Grande.

Foto oficial do Capítulo Provincial da Província Santo Antõnio

A Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil é uma das nove instituições franciscanas do Brasil e a mais antiga. Territorialmente presente em sete dos nove estados do Nordeste do Brasil, a Província de Santo Antônio tem sua Sede no Recife. Conta com dezoito presenças, doze paróquias, e o Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé.

O Papa Inocêncio X, em 18 de abril de 1647, conferiu autonomia à Custódia de Santo Antônio do Brasil, separando-a da Província Portuguesa. Em 24 de agosto de 1657, o Papa Alexandre VII elevou a Custódia em Província.


Com informações das mídias da Custódia das Sete Alegrias e do site da Província de Santo Antônio