Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Conferência Episcopal de Angola e São Tomé: Unindo fé e ação pela justiça e paz

18/07/2024

Notícias

A XXI Assembleia Nacional da Comissão Episcopal de Justiça e Paz da CEAST (Conferência Episcopal de Angola e São Tomé), teve início nesta quarta-feira (17/06). A partir do lema “Com a força do Evangelho, transformemos o mundo”, os líderes religiosos e leigos responsáveis das Comissões de Justiça e Paz das dioceses de Angola e São Tomé e Príncipe, reuniram-se em um evento marcante e significativo. As atividades que serão encerradas no próximo dia 19, têm como objetivo definir o plano estratégico da Comissão para o próximo triênio.

A manhã começou com a missa inaugural, presidida por Dom Gabriel Mbilingi, Arcebispo do Lubango e Presidente da Comissão Episcopal de Justiça e Paz da CEAST. Após um café da manhã revigorante, os participantes foram conduzidos calorosamente à sala de conferências onde foram recebidos com muita alegria pela organização. As palavras de boas-vindas foram feitas por Dom Zeferino Zeca Martins, Arcebispo do Huambo.

O Padre Celestino Epalanga, SJ, Secretário Geral da Comissão Episcopal de Justiça e Paz, apresentou os objetivos do encontro seguido pela inspiradora intervenção de Dom Gabriel Mbilingi, que abordou a história humana e divina, assim como a missão de promover a paz e a integridade da Criação.

O período continuou com a apresentação dos relatórios das cinco Províncias Eclesiásticas, nomeadamente: Luanda, Huambo, Lubango, Saurimo e Malange, distribuídos em suas respectivas dioceses.

Após o almoço, os trabalhos foram retomados com a apresentação do relatório geral da CEJP da CEAST, abrangendo o período de janeiro de 2020 a junho de 2024. O arcebispo e presidente da comissão, em seguida, abordou o tema “O que se espera das Comissões de Justiça e Paz, Hoje?”.

À tarde a reunião continuou com discussões sobre a proposta do novo organograma da Justiça e Paz, revisão dos estatutos e apresentação da estrutura do secretariado.

O encerramento das atividades do primeiro dia foi marcado pela bênção de Dom Gabriel Mbilingi, um dia produtivo e enriquecedor desta XXI Assembleia Nacional sobre justiça e Paz, guiado pela força do Evangelho e pelo compromisso de transformar o homem para um mundo para melhor.


Frei Laerte de Farias dos Santos e Frei João Alberto Bunga