Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Concerto dos Corais dos Canarinhos encanta o público de Campo Grande (MS)

30/04/2022

Notícias

Campo Grande (MS) – Pela primeira vez no estado do Mato Grosso do Sul, o Coral dos Canarinhos e o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis (RJ), encantaram o público sul-mato-grossense nesta sexta-feira (29/04), às 20h, na Igreja São Francisco de Assis em Campo Grande (MS). Depois de dois anos de pandemia, os coralistas precisaram segurar a emoção para encarar o público que lotou a igreja dos frades franciscanos da Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora.

Com um repertório que contemplou músicas sacras e populares, os coralistas apresentaram o concerto por aproximadamente uma hora com muita leveza e simplicidade. O diretor artístico e maestro do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, Marco Aurélio Lischt, regeu os dois corais e com um sorriso largo no rosto não escondeu a alegria de poder voltar aos palcos e fazer o que de melhor os Canarinhos sabem fazer: cantar e encantar.

O pároco Frei João Francisco Neto, que também acumula a função de vigário custodial e guardião, acolheu os presentes e logo de início agradeceu a presença dos coralistas. “Nós não temos palavras para louvar a Deus por este ato tão belo e tão grande na vida desta paróquia e na vida também de todos nós. Pela primeira vez os corais se fazem presentes no Mato Grosso do Sul e nesta cidade e nesta paróquia. Então quero acolher de coração a todos os presentes”. Na sequência deu as boas-vindas ao Arcebispo Metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, e ao bispo auxiliar, Dom Mariano Danecki, OFMConv. “Que juntos nós possamos bem celebrar através da música, através da beleza”, disse.

Frei Jorge Henrique Lisot Camargo, que será ordenado presbítero no próximo dia 1° de maio, às 10h, em Dourados (MS), também acolheu os presentes e manifestou sua gratidão pelo sonho que desde muitos anos é sonhado e que agora se realiza. “Desde quando o Frei João Francisco estudou Teologia em Petrópolis, nós já ouvíamos falar do trabalho dos Canarinhos, e este sonho cresceu e se tornou possível porque vocês da nossa paróquia e muitas outras pessoas colaboraram para que este evento acontecesse. É pela graça de Deus que hoje vamos poder apreciar este concerto por meio do qual vamos louvar a Deus e falar de Deus por meio da beleza e da arte. Com vocês, o Coral dos Canarinhos e das Meninas dos Canarinhos”, apresentou Frei Jorge e na sequência, sob aplausos do público, os tão esperados coralistas adentraram à igreja franciscana.

Tomando a palavra, Lischt, expressou em nome de toda equipe do IMCP a gratidão pelo convite e pela presença do público. Aproveitou a ocasião e contou brevemente a história do Coral dos Canarinhos que neste ano de 2022 completa 80 anos. Segundo ele, foi com Frei Leto Bienias, padre alemão, que o coro nasceu. “Em 1942, a pedido do guardião do Convento do Sagrado, Frei Leto selecionou um grupo de 50 meninos da Escola Gratuita São José, para cantar uma missa de 1° comunhão e assim deu-se início ao Coral dos Canarinhos de Petrópolis”, explicou. Já sobre o Coral das Meninas dos Canarinhos, Lischt apresentou o regente que se fez presente no concerto, Marcelo Vizani, e disse que neste ano o coro completa 34 anos. “É um coro mais jovem fundado em 1988 por Frei José Luiz Prim, que também foi o segundo regente do Coral dos Canarinhos de Petrópolis”. Entre os presentes, Malvina Schimit se emocionou com a lembrança e a história dos corais e no final do concerto disse que Frei Prim, era sobrinho de seu falecido pai.

Entre músicas sacras destaca-se as conhecidas canções “Ave Maria” de Bach/Gounod, “Ave verum corpus” de W. A. Mozart, “The Lord Bless you and keep you” de John Rutter e “Hallelujah” de G. F. Haendel. Já entre as populares, os corais seguiram o seguinte programa: “Sabiá, coração de uma viola” de Aylton Escobar, “All you need is love”, de The Beatles, “Vira virou” de Kleiton & Kledir, “Correnteza”de Tom Jobim/arr: Paulo Afonso F°, “Sapato velho”de Paulinho Tapajós/Mu Carvalho e “Conversa de Botequim”de Noel Rosa e Vadico. “Andanças”de Paulinho Tapajós foi dada de presente ao público após longos aplausos e pedido de bis.

Dom Dimas expressou sua gratidão por poder participar do concerto. “Meu contato com os Canarinhos vem de longa data. Quando me tornei seminarista, Petrópolis se tornou uma referência particularmente pelo Instituto Teológico Franciscano e pela Editora Vozes. Depois como bispo, fui nomeado para trabalhar no Rio de Janeiro, e aí naturalmente os contatos se estreitaram mais ainda. Queria agradecer muito ao nosso bom Deus por esta oportunidade de estar tendo este contato novamente. Que São Pedro de Alcântara – referência ao padroeiro da Cidade Imperial-, possa abençoar a todos”, desejou e na sequência encerrou o concerto com a bênção final.

        (toque para ampliar as imagens)

No próximo domingo, às 10h, os coralistas estarão presentes na Catedral de Dourados para cantar a liturgia da Ordenação Presbiteral de Frei Jorge Lisot. Já às 19h, se farão presentes na cidade de Itaporã, onde participarão da 1° missa do religioso franciscano.


Frei Augusto Luiz Gabriel