Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Começou a venda do Bolo de Santo Antônio mais tradicional de Curitiba

01/06/2023

Notícias

Iniciou nesta terça-feira (30) a venda do Bolo de Santo Antônio na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa. A venda do bolo faz parte da Trezena e Festa de Santo Antônio, que inicia no dia 31/05 e vai até 13/06, presencial e com transmissões pela página do Facebook.

Trezena

Entre os dias 31 de maio a 12 de junho, acontece um dos grandes momentos da devoção a Santo Antônio, que é a trezena rezada com fé e esperança por milhares de fiéis. Cada dia com um tema diferente sobre a espiritualidade franciscana baseada na vida do santo mais querido do mundo inteiro. No dia 12 terá a Benção aos Namorados.

No dia 13, será então celebrada a Solenidade de Santo Antônio, com missas no decorrer do dia e bençãos dos freis.

Clique aqui para conferir a programação completa.

Bolo de Santo Antônio

Voluntárias e voluntários preparam o delicioso e tradicional bolo. Segundo o costume, quem encontra o “santinho”, que é uma imagem de Santo Antônio em miniatura, terá alguma graça alcançada.

Cada pedaço custa R$ 10,00.

A venda do bolo acontece até o dia 13 de junho, das 7h às 19h, inclusive nos fins de semana.

Todos os procedimentos de preparação e venda seguirão rigorosamente as orientações sanitárias exigidas pelas autoridades.

O bolo em números

 

Este ano a venda da guloseima começou mais cedo, pois a demanda cresce cada vez mais. Para atender o máximo possível de devotos serão usados 3.000 quilos de farinha, 2.700 quilos de açúcar, 4.300 quilos de doce de leite, 150 quilos de fermento, 32.400 ovos; 500 a 600 massas produzidas por dia, 60 mil embalagens, 28 mil santinhos e mais de 300 pessoas envolvidas em todas as etapas da festa e da trezena.

O Santo

 Ele nasceu em Lisboa numa família nobre, por volta de 1195, e foi batizado com o nome de Fernando. Começou a fazer parte dos cônegos que seguiam a regra monástica de Santo Agostinho, primeiro no mosteiro de São Vicente, em Lisboa, e depois no da Santa Cruz, em Coimbra, renomado centro cultural de Portugal. Dedicou-se com interesse e solicitude ao estudo da Bíblia e dos Padres da Igreja, adquirindo aquela ciência teológica que o fez frutificar nas atividades de ensino e na pregação. Em 1220 decidiu seguir os passos de Francisco de Assis, entrou para a Ordem dos Frades Menores (Franciscanos) e tomou o nome de Antônio.

Antônio contribuiu de maneira significativa para o desenvolvimento da espiritualidade franciscana, com seus fortes traços de inteligência, equilíbrio, zelo apostólico e, principalmente, fervor místico. Foi o primeiro a lecionar teologia para os frades, com espírito de oração e devoção.

Antônio, na escola de Francisco, sempre coloca Cristo no centro da vida e do pensamento, da ação e da pregação.

Clique aqui para saber mais da vida deste extraordinário santo


Joka Madruga, pela Pascom da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões