Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Começa o Capítulo na Missão de Angola

19/07/2016

Notícias

Frei Aloísio Paulo dos Santos

Luanda (Angola) – Nesta segunda-feira, dia 18 do mês de julho de 2016, por volta das 8 horas da manhã teve início o Capítulo da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel, juntamente com o Definidor Frei João Francisco da Silva e Frei Alexandre Magno, Moderador das Missões.

Após a celebração, nos reunimos no locutório do Mosteiro Sagrado Coração de Jesus das Irmãs Clarissas do Palanca sob a presidência de Frei Fidêncio, que expôs com clareza e simplicidade o tema da Misericórdia.

Na parte da tarde, o presidente do Capítulo instituiu, propriamente dito, os trabalhos do Capítulo, passando a palavra ao presidente da Comissão Preparatória, Frei Laurindo Lauro da Silva Júnior, para apresentar a proposta dos horários, dos grupos de estudos e das listas de trabalhos.

fimda_1Frei José Antônio dos Santos, presidente da Fundação, apresentou o seu relatório. Antes de ler, informou que se tratava de um relatório breve para ser analisado nos grupos, e que, posteriormente, seriam mais detalhados pelos secretariados – Economia e administração de bens, Formação e Evangelização. Foi aberto um espaço para esclarecimentos.

Após a análise do relatório do Presidente da Fundação nos grupos, os capitulares com direito a voto reuniram-se para as prévias das eleições. Primeiro foram indicados e eleitos os escrutinadores: Frei Aloísio Paulo Agostinho dos Santos, Frei Antônio Boaventura Zovo Baza e Frei Afonso Katchekele Quessongo.

O Presidente do Capítulo distribuiu as cédulas para a indicação de um nome ao ofício de presidente da Fundação com os seguintes resultados: Frei José Antônio dos Santos, onze votos; Frei Ângelo José Luiz, quatro votos; Frei Alisson Luís Zanetti, dois votos; brancos, dois votos. A seguir, distribuíram-se as cédulas para indicação de três nomes para o ofício de conselheiros: Frei Ivair Bueno de Carvalho, treze votos; Frei Ângelo José Luiz, sete votos; Frei Alisson Luís Zanetti, seis votos; Frei Valdemiro Wastchuk, seis votos; Frei Laerte de Farias dos Santos, cinco votos; Frei Jeferson Palandi Broca, cinco votos; Frei Afonso Katchekele Quessongo, quatro votos; Frei Laurindo Lauro da Silva Júnior, dois votos; Frei Márcio de Araújo Terra, dois votos; Frei Marco Antônio dos Santos, dois votos; Frei António Boaventura Zovo Baza, um voto; Frei André Luiz da Rocha Enriques, um voto; brancos, três. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão capitular do dia.

fimda_2“Como é bom estarmos aqui”.
Os frades convocados o Capitulo pelo Ministro Provincial começaram a chegar esporadicamente na tarde do dia 17 de julho, e foram acolhidos num clima de alegria e entusiasmo pelas fraternidades São Francisco de Assis, no Palanca, e Nossa Senhora dos Anjos, em Viana.

O Capítulo é para nós momento de revitalização, redimencionamento e, acima de tudo, um encontro fraternal entre irmãos que, unidos num amor eterno e sobrenatural, dizem ‘sim’ ao mesmo ideal (franciscano) confiantes como Maria no “fiat”.

O Capítulo da Fundação Imaculada Mãe de Deus termina no dia 21 de julho.