Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Começa em Curitiba o tríduo em preparação para a ordenação de Frei Jefferson

27/01/2022

Notícias

No próximo sábado (29/01), na cidade de Araucária (PR), Frei Jefferson Max Nunes Maciel será ordenado presbítero. Para bem viver esse momento, a Província Franciscana realiza um tríduo vocacional, onde também, publicamente, aquele que vai ser ordenado, realiza alguns atos que fazem parte dos passos necessários para a ordenação. Nesse caso, no primeiro dia o Tríduo, Frei Jefferson mais uma vez professou a Fé e assinou um documento que atesta essa profissão.

O local escolhido para este primeiro dia foi a igreja da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, no centro de Curitiba (PR), historicamente ligada aos frades na capital paranaense. A motivação para este espaço sagrado ser o início do tríduo foi porque nesta fraternidade Frei Jefferson viu um cartaz vocacional e interessou-se pelo carisma franciscano. Além dos paroquianos e frades da paróquia ali presentes, também os frades da Fraternidade Franciscana São Boaventura de Campo Largo acompanharam esse momento do primeiro dia do tríduo preparado e motivado pelos frades do Serviço de Animação Vocacional.

Frei Jeâ Paulo Andrade, animador vocacional provincial, presidiu a celebração. Na homilia, lembrou que o evangelho que a liturgia propõe para o dia oferece pistas para o discipulado de Jesus. “O próprio Cristo nos lembra que a messe é grande mas os operários são poucos. Nós sabemos que muitos irmãos assumem a fé cristã, mas aqueles que trabalham mais firmemente na implantação do Reino são poucos” – lembrou o frade. Ele também provocou todos os presentes dizendo que neste Tríduo vocacional é possível que todos, juntos com Frei Jefferson, se reanimem e assumam com mais afinco a vocação cristã.

Deste modo, durante a celebração, antes da Profissão de Fé, Frei Gabriel Dellandrea, também do Serviço de Animação Vocacional (SAV), apresentou um símbolo para este momento. Frei Jefferson, desde pequeno, sempre gostou de rezar, e por isso, foi apresentado o seu primeiro livro de orações. “Mais do que um amontoado de páginas, aqui está um guia espiritual que permitiu a você, Frei Jefferson, abastecer-se de devoção e piedade para hoje ser um religioso franciscano” – enfatizou o frade.

Além disso, Frei Jefferson recebeu de sua mãe, dona Maria Enésia Nunes, uma vela acesa no círio pascal. Ele, desse modo, professou a fé publicamente iluminado por essa luz, que também recorda o momento das promessas batismais. Em seguida, ele assinou o documento da Profissão de Fé. Ao final da celebração, o Serviço de Animação Vocacional da Província também convidou frei Venâncio Canombelo Candundo para dar um testemunho sobre o tempo que conviveu com frei Jefferson em Angola, durante o ano missionário que esse frade vivenciou em 2016. Frei Venâncio ressaltou três fortes características do irmão a ser ordenado: a humildade, a simplicidade e o dom para ensinar música. “Frei Jefferson coloca em prática o que nos pede Francisco: que um irmão com algum ofício sempre se coloque como servo e menor que os demais. Como frade que trabalhava na nossa formação, ele sempre agiu com muita humildade e simplicidade” – asseverou o frade.

Por fim, foram sorteados alguns brindes para a assembleia e Frei Gabriel convidou a todos para rezarem pelas vocações. Frei Jefferson tomou a palavra e fez o convite para a sua ordenação. A paróquia também dirigiu algumas palavras para Frei Jefferson, parabenizando-o e desejando a ele fidelidade ao ministério. Como demonstração de carinho, foi-lhe ofertado, em nome da comunidade local, um presente para que sempre se recorde deste momento. Os frades da paróquia também aproveitaram para apresentar a todos Frei Vilmar Alves, que irá compor a fraternidade para o próximo triênio. Após a celebração, com os devidos cuidados por conta da pandemia, os frades do convento gentilmente realizaram um jantar recreio nos corredores do belo claustro da fraternidade.

                                                                                         (clique nas imagens para ampliá-las)


Frei Roger Strapazzon (fotos) e Frei Gabriel Dellandrea