Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Com o Ministro Geral, Missão de Angola realiza 1º Capítulo das Esteiras

07/12/2022

Notícias

Por ocasião da visita do Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli, e seus Definidores gerais, Frei Vitor Quematcha (Definidor Geral pela África), Frei César Külkamp (Definidor Geral pela América Latina),  em companhia do Nosso Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, realizou-se, hoje, 7 de dezembro de 2022, o primeiro Capítulo das Esteiras. Data que ficará marcada na história da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA).

Com a invocação da Santíssima Trindade e uníssono no Cântico das Criaturas, o presidente da FIMDA deu abertura ao Capítulo. Apresentando a história da FIMDA, Frei Ivair Bueno da Siva recordou-nos que não somos frades do acaso, mas nascidos a partir de uma história. Portanto, convidou-nos a ver os slides que ilustravam a história da chegada dos frades menores em Angola e os frutos alcançados até então. Em seguida, fez a apresentacão do Ministro Geral e deu as boas-vindas a todos os confrades presentes.

Para um primeiro momento, fez-se uma breve apresentação das Fraternidades e suas composições, mostrando mais ou menos como estamos estruturados; em seguida, Frei André Luiz da R. Henriques, de forma resumida, falou como anda o processo de Evangelizacão  na FIMDA, citando os números de paróquias onde se constatam a nossa presença e em todas as outras áreas onde nós actuamos.

E, sem perda de tempo, Frei Marco Antonio dos Santos, secretário da Formação, elencou o andamento da formacão na FIMDA, onde contamos com 148 irmãos na formacão inicial: 18 aspirantes, 16 postulantes, 12 novicos, 19 na Filosofia no Palanca, 25 na Filosofia em Rondinha, 11 na Teologia e dois professos temporários distribuídos nas demais Fraternidades (kibala e Malange).

 (toque nas imagens para ampliá-las)

Para culminar o primeiro momento deste grande dia, fomos exortados com as palavras do Minstro geral: não percamos a nossa identidade de Frade Menor; não somos sacerdotes para acão social, mas irmãos a servico do povo.

PEDIDO DE PROFISSÃO SOLENE À FRATERNIDADE

Hoje, também os oito frades que farãoo a Profissão Solene – A profissão solene – Frei Alberto Capingala Martinho Sambei, Frei António da Silva Manuel, Frei Daniel Kahuvi Tchitumba Tchikeva, Frei Domingos Kakanda Soma, Frei Domingos Makuva Paulo, Frei Evaristo Seque Joaquim, Frei Pedro Domingos Caiungue Mugiba e Frei Silvério Munga Canjonde – já foram aprovados pelo Governo Provincial e Definidores, assim como pela  equipe de formação do Tempo de Teologia, mas faz parte do ritual esse pedido à Fraternidade.


Frei Tomás Gaspar Joaquim