Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Com Frei Galvão, OFS celebra os 40 anos da Regra

26/06/2018

Notícias

pato_branco_250618

Frei Augusto Luiz Gabriel

Pato Branco (PR) – Há mais de 15 anos, todo dia 25 de cada mês, a Ordem Franciscana Secular (OFS) de Pato Branco (PR) se reúne para rezar a Novena de Frei Galvão. E, nesta terça-feira, 25 de junho, não foi diferente e não faltaram motivos para celebrar a vida, pois também recordou-se os 40 anos da Regra da OFS, conhecida como Regra Paulina de Paulo VI.

A oração acontece sempre na Gruta de Frei Galvão que é dedicada ao santo franciscano, porém devido à chuva realizou-se na Sociedade Rural de Pato Branco. E, nem mesmo o frio e as fortes chuvas espantaram a comunidade patobranquense que, juntamente com o Assistente e celebrante Frei Marcos Vinícius Motta Brugger, fizeram-se presentes na Celebração Eucarística das 19h30.

Em sua homilia, fazendo referência ao Evangelho do dia, Frei Marcos fez memória de São Francisco de Assis ressaltando que o santo era muito austero e rigoroso consigo mesmo, mas doce para os irmãos. “Certa vez, durante um tempo muito forte de jejum, um frade não aguentou e queria muito comer. Então, o santo reuniu todos os frades e para não deixar o irmão se alimentar sozinho. Todos comeram com ele”, contou o celebrante.

“Ele via no irmão o amor e a misericórdia. Ele, sim, fazia o jejum rigoroso e buscava o caminho reto, mas também tinha um coração aberto para entender o coração do outro. E Jesus está nos dizendo que, às vezes, quando olhamos o pecado do outro vemos os mínimos detalhes, mas quando olhamos para os nossos próprios pecados parece que estamos cegos”, disse o frade que foi ordenado sacerdote recentemente em Minas Gerais.

Segundo ele, é necessário que a proposta de vida que cada um faz tenha presente também o amor ao próximo, o perdão e a paz. “Não somos suficientes dignos e preparados para julgar se o outro é ou não é um bom cristão. O que Jesus nos fala é simples: viver no amor amando o próximo. Mas quem julga é Deus, não somos nós. Por isso, no final da oração do Pai-nosso rezamos: Senhor perdoe os nossos pecados. E aí eu pergunto: somos capazes de ter misericórdia? Pedimos misericórdia ao Pai? Jesus nos lembra de que é necessário agir com misericórdia”, questionou Frei Marcos.

Segundo a Ministra Regional, eleita em março deste ano, Maria Salete Michelon, todas as segundas-feiras o grupo se reúne para confeccionar as pílulas de Frei Galvão e, em duas vezes por mês, na Matriz São Pedro Apóstolo, são realizadas as reuniões de planejamentos e revisões. Maria Salete ressalta que a novena ao santo franciscano começa em janeiro e culmina no dia 25 de outubro, dia de Frei Galvão.