Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Colaboradores do Grupo Educacional Bom Jesus fazem “Experiência Assis”

01/08/2019

Notícias

Nos dias 11 a 21 de julho de 2019, 29 lideranças do Grupo Educacional Bom Jesus fizeram uma peregrinação às cidades de Roma e Assis. Foram dez dias intensos de peregrinação, guiados pelo Frei Estêvão Ottenbreit, frade da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que atualmente trabalha em Roma.

Em Roma, entre outros lugares, o grupo visitou as principais Basílicas, as Catacumbas de São Sebastião, o Museu Vaticano, a Cúria Geral da Ordem Franciscana e o Antoniano (Cetro de Estudos Superiores da Ordem Franciscana).

No entanto, foi a cidade de Francisco e Clara de Assis que mais causou impacto no coração de cada peregrino. Era grande a curiosidade de todos ver e pisar os lugares onde Francisco e Clara realizaram o seu propósito de vida, de servir ao Senhor e aos pobres e doentes. O grupo visitou a todos os lugares marcados pela presença de Francisco e Clara, do nascimento à morte dos santos. Cada dia começou com um momento de reflexão, conduzida por Frei Estevão, sobre os lugares que seriam visitados naquele dia. Foi, sem dúvida uma experiência espiritual que marcou profundamente a vida dos nossos colaboradores e isso é comprovado por alguns depoimentos de participantes da experiência Roma-Assis.

Para o presidente do Grupo Educacional Bom Jesus, Frei João Mannes, a viagem foi relevante porque proporcionou a todos uma verdadeira imersão na espiritualidade franciscana. “Sob as sábias orientações e reflexões de Frei Estevão, não quisemos apenas ver e passar rapidamente pelos lugares marcados pela presença de Francisco e Clara de Assis, mas experimentar e interiorizar, de alguma forma, o propósito de vida que originou e caracteriza o Movimento Franciscano”.

Já para o diretor-geral da Instituição, Jorge Apóstolos Siarcos, a peregrinação à Assis foi um grande aprendizado. “Foram 10 dias de cultura e espiritualidade em que realizamos o percurso de maneira cronológica, do nascimento à morte de Francisco. Tivemos aulas para sabermos o significado de cada lugar que iríamos visitar e pudemos sentir a sensação vivida por São Francisco durante aquela época”.

Segundo o gerente José Laurindo Machado, estar em Assis proporcionou momentos de reflexão e profundas trocas de experiência com Deus. “Foi algo singular e infinitamente surpreendente, e as palavras não cabem para descrever essa experiência. Ver as rochas e os caminhos tocados e percorridos por São Francisco nos causou muitas emoções”, conta ele. “Destaco o desejo e o sonho de abandonarmos, assim como Francisco, as coisas que nos impedem de estar próximos de nosso Criador e peço que São Francisco continue a nos ensinar cada dia mais a seguirmos de coração humilde e contrito em direção a Deus”.

Já para a gestora Dirce Kossar percorrer os caminhos trilhados por São Francisco foi uma mistura de emoção, espiritualidade, força e fé. “A cada passo vinham as perguntas: ‘Estou aqui mesmo?’; ‘Estou vivendo tudo isso?’. Minha admiração por Francisco cresceu ainda mais! Esse caminho fortaleceu a minha fé, e aprendi que preciso ouvir muito e aprender a cada dia com as mensagens por ele deixadas”, conta ela, segundo a qual a cidade é cercada de histórias: “Os lugares trilhados por Francisco são verdadeiros espaços de oração, força e fé. Clara foi a grande surpresa da viagem. Que garra, uma mulher além do seu tempo que fortaleceu os preceitos de Francisco. Participar dessa peregrinação mudou a vida! O que mais me marcou foi a força e a coragem dessas pessoas que enfrentaram instituições e pessoas para amar a Deus e transmitir a paz e o diálogo. O maior exemplo de Francisco: sempre buscar o que há de bom no outro. Como educadores, temos muito a dividir sobre essa experiência espiritual única que vivenciamos. Em orações agradeço a Instituição Franciscana pela oportunidade. Paz e Bem!”.

Para o gestor Robson Oldenburg, a viagem foi uma experiência indescritível: “Todos os caminhos percorridos e lugares visitados trouxeram emoções e sentimentos tão cheios de paz, de bondade e de fraternidade que é até difícil expressar. Há uma energia diferente naquele lugar, com toda certeza. Pode-se dizer que voltamos restaurados, renovados e com outro olhar acerca de São Francisco de Assis e de Santa Clara, mas sobretudo, com outro olhar sobre nós mesmos”.

Por fim, destacamos a seguinte observação de Frei João Mannes: “Francisco e Clara de Assis, no seu tempo, contribuíram para a reconstrução da Igreja e da sociedade, sendo voluntariamente diferentes, ou seja, vivendo de acordo com os valores do Evangelho de Jesus Cristo. Assim, eles nos inspiram e motivam a cumprir nossa missão institucional de reconstruir a pessoa humana, na atualidade, proporcionando um ensino de excelência e uma educação pautada em valores e atitudes franciscanos”.

Imagens: Na foto no alto, o grupo em frente à Cúria Geral da Ordem dos Frades Menores e, abaixo, no Monte Alverne.