Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

CF 2020: “Há necessidade de estabelecer políticas mais efetivas”

28/02/2020

Notícias

São Paulo (SP) – Dando sequência aos podcasts especiais, dedicados à Campanha da Fraternidade deste ano, a Província Franciscana divulga a segunda parte da série de entrevistas que aborda diferentes temas transversais ao tema central da CF deste ano: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”.

Nesta semana, abordamos a questão do cuidado com o ser humano a partir do ponto de vista da formação escolar, do ponto de vista pastoral e também social, compreendendo como o cuidado com o cidadão é um direito garantido pela Constituição Federal.

Segundo o professor Volney Zamenhof de Oliveira Silva, diretor do câmpus Itatiba e diretor da Área de Ciências Humanas e Sociais da Universidade São Francisco (USF), ainda há necessidade de Políticas Públicas que assegurem a dignidade da pessoa humana. “A Constituição Federal nos garante o bem-estar de todos, sem qualquer tipo de preconceito, de origem, raça, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação. Mas, se por um lado, a Constituição estabelece a garantia dos direitos como meta, percebe-se que infelizmente o Estado não está cumprindo. Ou seja, há necessidade de estabelecer políticas mais efetivas, que surtam efeito, de tal forma que possam oferecer a dignidade da pessoa humana”, afirma.

À dir: Pe. Kelder Brandão, da Arquidiocese de Vitória; e à esq.: Volney Zamenhof de Oliveira Silva, diretor do câmpus Itatiba

Como exemplo concreto, trazemos o testemunho do Padre Kelder José Brandão Figueira, pároco da Paróquia Santa Teresa de Calcutá, de Itararé, em Vitória e vigário Episcopal para a ação social, política e ecumênica da Arquidiocese de Vitória (ES). Há quase 30 anos o religioso trabalha na periferia de Vitória. Ele afirma que ainda sofre muita resistência por causa de seu trabalho. “Fui trabalhar numa paróquia da periferia e na primeira missa que ia celebrar na comunidade, uma pessoa foi assassinada na região. Na homilia, eu pedi que, ao invés de fazer a homilia, mantivéssemos silêncio em memória daquela pessoa que havia perdido a vida a poucos metros da comunidade. Depois, na avaliação, disseram que as pessoas se envolviam em coisas erradas e a comunidade que ficava sem a homilia. Para aquela pessoa, a homilia do padre era mais importante do que a vida daquela pessoa que tombou. Isso me despertou e, desde então, tenho trabalhado com as pastorais e movimentos sociais na construção de uma cultura da paz, de enfrentamento da violência e das organizações populares, tentando aproximar o máximo possível a instituição religiosa da sociedade civil, para que todos nos empenhemos na transformação da violência no Espírito Santo”, afirma o religioso.

Para contribuir com a reflexão da Campanha da Fraternidade, a Província Franciscana da Imaculada Conceição, através da Frente de Evangelização da Comunicação, produziu uma série de entrevistas, disponibilizada em formato podcast.

Abordando diversos aspectos ligados à compaixão e à solidariedade, o podcast busca levar ao ouvinte a refletir sobre o tema deste ano, além de ajudar na formação dos agentes de pastoral.

O material teve produção do Departamento de Comunicação da Província e contou com a colaboração da Fundação Cultural Celinauta.

CONFIRA ABAIXO TODOS OS EPISÓDIOS:

01. CF 2020 – Inspirações e provocações – Dom Jaime Spengler
1º Vice-Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Porto Alegre (RS).

02. A compaixão em lugar da competição – Frei Vitório Mazzuco
Mestre em Espiritualidade Franciscana, coordenador de Pastoral da Universidade São Francisco (USF).

03. Irmã Dulce: vida, história e exemplo – Karla Maria
Jornalista, autora dos livros Mulheres extraordinárias; Irmã Dulce – A Santa brasileira que fez dos pobres sua vida; e O peso do jumbo – Histórias de uma repórter de dentro e fora do cárcere (Editora Paulus). Ganhadora do Prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa da CNBB (2012 e 2017).

04. A importância de sermos samaritanos da Casa Comum – Moema Miranda
Auditora do Sínodo para a Amazônia, doutoranda em Filosofia e a Questão Ambiental pela PUC Rio, leiga da Ordem Franciscana Secular (OFS) e membro da Comissão de Ecologia Integral e Mineração da CNBB.

05.  Os exercícios quaresmais como inspiração para o cuidado – Frei Fidêncio Vanboemmel
Moderador da Formação Permanente da Província Franciscana.

06. O cuidado com o ser humano como compromisso da Constituição Federal – Profº Volney Zamenhof de Oliveira Silva
Diretor do Câmpus Itatiba e Diretor da Área de Ciências Humanas e Sociais da Universidade São Francisco (USF)

07. Educar para o cuidado – Professor Mario Renato Longen
Coordenador de Ensino Religioso do Colégio Bom Jesus, em Curitiba (PR).

08. Compaixão e cuidado como prioridades pastorais – Frei Marx Rodrigues dos Reis
Coordenador do setor de formação do Sefras e vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio do Pari

09. A Igreja nas periferias – Padre Kelder José Brandão Figueira
Pároco da Paróquia Santa Teresa de Calcutá, de Itararé, em Vitória e Vigário Episcopal para a ação social, política e ecumênica da Arquidiocese de Vitória (ES).

10. Justiça restaurativa e compaixão – Vera Lucia Dalzotto
Assessora Nacional da Pastoral Carcerária para a questão da Justiça Restaurativa e membro da coordenação da Pastoral Carcerária no Rio Grande do Sul (RS).

11.  Segurança Alimentar –  Profº Alison Douglas da Silva
Docente do curso de nutrição da Universidade São Francisco (USF) e doutorando em Saúde Coletiva pela Unicamp.

12. A experiência do Arsenal da Esperança como uma atualização da parábola do bom samaritano – Pe. Simone Bernardi
Membro do Sermig – Serviço Missionário Jovens – pertence ao Arsenal da Esperança, em São Paulo.

13. Evangelizar: gerar experiências de solidariedade e inclusão junto aos que sofrem – Frei Diego Melo
Coordenador do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e animador provincial do JPIC (Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação)

14. O diálogo inter-religioso e o cuidado com o ser humano e a casa comum – Pastora Marcia Romi Bencke
Secretária-Geral do Conic – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil

15. A compaixão e o cuidado a partir da compreensão Budista
Monja Coen, Fundadora primaz da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil


A série também está disponível no Spotify / Anchor / Google Podcast / Deezer / Podtail e também no Apple Podcast.