Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Centenário Franciscano: transmissão ao vivo da inauguração no dia 7 de janeiro

05/01/2023

Notícias

O Centenário Franciscano será inaugurado no sábado, 7 de janeiro, às 11h, em Greccio (RI), uma jornada repleta de eventos que a Família franciscana organizou para celebrar, juntos, os 800 anos da Páscoa de São Francisco e os acontecimentos culminantes dos últimos anos de sua vida.

O Centenário está dividido em 4 Centenários nos 4 anos, sendo possível refletir e contemplar a Regra e o Natal em Greccio (1223-2023), o dom dos Estigmas (1224-2024), o Cântico das Criaturas (1225-2025) e a Páscoa de Francisco de Assis (1226-2026).

Para a ocasião, a Família Franciscana, por meio de uma Comissão da Assessoria de Comunicação, criou o site oficial www.centenarifrancescani.org para divulgar reflexões, temas, documentos oficiais e notícias que darão as diretrizes para vivermos juntos este grande evento franciscano.

Os Centenários inserem-se num único projeto temático, que se desenvolverá gradualmente e harmoniosamente segundo a cronologia dos eventos celebrados.
Os temas-chave propostos para a celebração dos Centenários serão considerados a partir de múltiplas perspectivas, presentes em cada celebração, que se referem à dimensão teológica (nosso ser em Cristo), antropológica (nosso ser irmãos e irmãs), eclesiológica (nosso ser em comunhão ) e sociológico (nosso ser no mundo).

A celebração dos Centenários torna-se uma ocasião propícia para apoiar, como Família Franciscana, a reforma eclesial que o Papa está realizando em seu pontificado.
Além disso, a celebração dos Centenários também tem subsídios, o objetivo e a finalidade de direcionar resolutamente o nosso olhar para o futuro e fortalecer carismaticamente a nossa identidade franciscana.

Os destinatários deste centenário são toda a Família Franciscana e todos os homens e mulheres que se sentem interpelados pela figura de Francisco de Assis, pela sua vida e pela sua obra.


Fonte: www.ofm.org