Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Centenário Franciscano: inauguração em Greccio com os 6 Ministros Gerais da Família Franciscana

08/01/2023

Notícias


Greccio (Rieti) – Com a presença dos seis Ministros Gerais da Família Franciscana, foi inaugurado neste sábado (7/01) o Centenário Franciscano, uma série de eventos que, percorrendo as últimas etapas da vida de São Francisco de Assis, conduzem ao 800º aniversário da Páscoa do Seráfico Pai.

A celebração, presidida por Frei Luciano de Giusti, Ministro Provincial da Província de São Boaventura da Ordem dos Frades Menores, aconteceu na igreja do santuário de Greccio onde, na noite de Natal de 1223, São Francisco quis celebrar um Natal todo particular.

Neste 2023 recordamos os 800 anos da Regra Bulada da Ordem (29 de novembro de 1223) e do Natal de Greccio.

Na primeira parte da celebração, depois de ter entronizado um exemplar da Regra Bulada ao pé do altar, foram lidos trechos da Regra e do Testamento de São Francisco, profundamente ligados entre si, que juntos formam uma unidade profunda, nutrindo ambos do único grande ideal evangélico que sempre guiou os passos de São Francisco.

Na segunda parte da celebração, porém, foi lembrado o primeiro Natal de Greccio, quando São Francisco, conforme narrado na Primeira Legenda de Tomás de Celano, o primeiro biógrafo do santo de Assis, quis mostrar aos olhos contemporâneos as agruras que a Família de Nazaré teve de enfrentar para dar à luz o menino Jesus.

Na última parte da celebração, os seis Ministros Gerais, acompanhados por Frei Luciano de Giusti, levaram a imagem do Menino em procissão à Gruta do Santuário.

A expressão Família Franciscana é usada em sentido amplo para designar todos os grupos religiosos que se inspiram no carisma de São Francisco. De fato, o carisma franciscano inspirou homens e mulheres ao longo dos séculos, tanto leigos como religiosas, religiosos ou sacerdotes, que formaram diversos grupos ao longo dos séculos.

A Conferência da Família Franciscana é composta por seis membros: o Ministro geral da Ordem dos Frades Menores (OFM), o Ministro geral da Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv), o Ministro geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), o Ministro Geral da Ordem Terceira Regular (TOR), o Ministro Geral da Ordem Franciscana Secular (SFO), o Presidente da Conferência Franciscana Internacional dos Irmãos e Irmãs da Ordem Terceira Regular (CFI-TOR).

Participaram da celebração de hoje:
Frei Massimo Fusarelli, OFM
Frei Carlos Alberto Trovarelli, OFMconv
Frei Roberto Genuin, OFMcapp
Irei Amando Trujillo Cano, TOR
Tibor Kauser, OFS
Ir. Daisy Kalamparamban Vice-presidente ITC-TOR

Faça o download do livreto comemorativo (ITALIANO)

O Centenário é composto por 5 Centenários divididos em 4 anos, nos quais será possível refletir e contemplar a Regra e o Natal em Greccio (1223-2023), o dom dos Estigmas (1224-2024), o Cântico da Criaturas (1225-2025) e a Páscoa de Francisco de Assis (1226-2026).


Fonte: OFM (texto de Melanie Bruno)