Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Celinauta lança série sobre a Campanha da Fraternidade

06/04/2023

Notícias

  Cartaz da Campanha da Fraternidade 2023

O portal Celinauta (https://portalcelinauta.com.br), de Pato Branco (PR), lançou uma série e de reportagens, dividida em quatro partes, que tem como base a Campanha da Fraternidade. Neste ano, o tema é Fraternidade e Fome. Veja os vídeos na reportagem de Maria Eduarda Rossetto!

PRIMEIRA PARTE – O que é a fome?

Segundo a Organização das Nações Unidas (FAO/ONU-2015), 795 milhões de pessoas passam fome no mundo. No Brasil, mais de 125 milhões de pessoas passam por algum grau de insegurança alimentar. Apesar de parecer distante, o flagelo da fome está em nosso Estado, município, e até mesmo em nosso bairro. Com uma realidade que bate em nossa porta, é necessário entender mais sobre ela.
Nesta primeira parte, profissionais ligados à saúde explicam o que é a fome. Além deles, o relato de alguém que já passou por essa situação.

SEGUNDA PARTE – A fome mata!

Nesta segunda parte da série de reportagens, é abordada a consequência da fome no corpo humano, principalmente na infância. Além da importância da merenda escolar, que é a única refeição do dia para muitas crianças. Mas se por um lado há um grande esforço para combater a fome, por outro, há preocupação com os vilões da alimentação: os ultraprocessados.
Ainda, o Brasil é o segundo maior exportador de alimentos do mundo (OMC,2021). Mas em um país com um grande número de produção de alimentos, como se explica 125 milhões de pessoas passando fome no mundo?

TERCEIRA PARTE – O desperdício de alimentos

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU, 2015) revelam que 17% de toda a produção global de comida é desperdiçada, e a maior parte desse desperdício ocorre dentro de nossas casas. Nesta terceira parte do episódio de reportagens, profissionais orientam a comunidade sobre como evitar o desperdício de alimentos. Além disso, foram produzidas receitas utilizando a casca da banana, uma fruta muito desperdiçada em nossas casas.

QUARTA PARTE – Uma mudança de hábitos

Agora que você já sabe os dados sobre a fome, suas consequências e que também somos responsáveis por este cenário, está na hora de uma mudança de hábitos. Afinal, o flagelo da fome deve “bater” em nossa consciência. O que estamos fazendo para reverter este cenário? Como ajudar a combater a fome? O que a Campanha da Fraternidade deste ano nos diz a respeito das nossas ações com o nosso próximo? Essas perguntas são respondidas na quarta e última parte da série.


Edição: Pedro Sobolewski/ Imagens: Emerson Pott, Einor Molossi, Pixabay – Internet