Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Celebração dos 800 anos das Chagas de São Francisco lota Igreja histórica no Rio de Janeiro

18/09/2024

Notícias

A Fraternidade da Ordem Franciscana Secular de São Francisco da Penitência abriu as portas de sua Igreja histórica, considerada a “Pérola da Barroco Brasileiro”, para acolher a Família Franciscana da Cidade do Rio de Janeiro (RJ) na celebração dos 800 anos da Estigmatização de São Francisco, nesta terça-feira (17/09), às 15h. A igreja, localizada ao lado do Convento Santo Antônio, no Largo da Carioca, ficou lotada por irmãos e irmãs da Ordem Franciscana Secular, religiosas e pelo povo fiel devoto. A missa foi presidida por Frei Claudio Broca, assistente espiritual da Fraternidade anfitriã. Na homilia, ele recordou a busca incessante de Francisco em conformar-se a Cristo, que culminou com a recepção dos estigmas do Senhor na própria carne. Destacou que este amor incondicional a Cristo deve ser uma meta abraçada por todos os que desejam seguir a Jesus através das pegadas de Francisco.

A missa foi concelebrada ainda por Frei Carlos Charles, Custódio da Ordem dos Frades Menores Conventuais no Rio de Janeiro e região, residente no Convento São Francisco, no Rio Comprido; Frei Reinaldo Avila de Moura, OFMCap, guardião da Fraternidade da Basílica Santuário São Sebastião, da Tijuca; e Frei Walter Ferreira Junior, guardião do Convento Santo Antônio. Outros frades dos três ramos da Primeira Ordem também participaram da Celebração. Em nome dos anfitriões e dos irmãos e irmãs da OFS, a Ministra da Fraternidade, Marcia Regina da Silva Costa, manifestou a alegria e a satisfação em receber a todos que participaram do importante ato celebrativo.

Nas palavras de gratidão, ao final da Missa, Frei Carlos Charles destacou o espírito de comunhão vivido durante o tríduo celebrado em preparação à Festa das Chagas de São Francisco. O itinerário teve início no sábado, 14 de setembro, na Paróquia São Francisco, no Rio Comprido, sob os cuidados dos frades da Ordem dos Frades Menores Conventuais. O segundo dia, no domingo, 15 de setembro, ocorreu no Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca, coordenado pelos irmãos da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. E o terceiro e último dia do tríduo foi celebrado na Igreja do Convento Santo Antônio, no Largo da Carioca. O tema geral do tríduo e da festa foi: “Das feridas à vida nova: ‘trago em mim as marcas do Crucificado’” (Gl 6,7).

Em nome dos frades capuchinhos, Frei Reinaldo comparou o percurso do tríduo a um verdadeiro retiro espiritual, de onde ele pessoalmente sairia mais animado e feliz. O sentimento expresso pelo frade também transparecia no semblante de alegria e satisfação estampado no rosto dos presentes. A título de proposta e provocação, Frei Gustavo Wayand Medella, Vigário Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, sugeriu que a iniciativa de se reunir os três ramos da Primeira Ordem e demais expressões da Família Franciscana se tornasse uma tradição na Cidade do Rio Janeiro, por ocasião da celebração das Chagas de São Francisco. “Seria um belo testemunho da Unidade Franciscana na Cidade Maravilhosa e Região”, acentuou. A ideia foi recebida com forte aplauso, indicando que, no próximo ano, provavelmente a experiência seja retomada.


Equipe de comunicação Convento Santo Antônio