Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Casa Bom Samaritano é inaugurada com grande festa

26/06/2015

Notícias

duque-820

A Diocese de Duque de Caxias inaugurou, no último sábado, a ‘Casa de Convivência das Pastorais Sociais Bom Samaritano’, no bairro Beira Mar, Cidade de Duque de Caxias, Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. O espaço foi inaugurado com a santa missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, e concelebrada pelos padres da diocese Julio Gerôncio e José Policarpo; e pelo padre Mário Geremia, missionário escalabrianiano e assessor da Pastoral do Migrantes da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e pelos diáconos Manuel Raimundo, Raimundo Siebra e Sebastião Bernardino.

A ‘Casa Bom Samaritano’ foi criada pela diocese para funcionar como um centro de convivência e articulação das pastorais sociais e organismos que desenvolvem ações específicas no campo sociopolítico, além da realização de atividades de formação, retiros espirituais e para o atendimento e encaminhamento de pessoas que necessitam de assistência social. A casa tem como lema ‘informar, formar, articular e transformar’ e contará com plantões de atendimento durante toda a semana com as diferentes pastorais sociais que atuam na diocese.

duque-02Em sua homilia, Dom Tarcisio Nascentes destacou a importância da articulação entre as urgências definidas pelas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015-2019) aprovadas, neste ano, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o empenho da ação social diocesana que não é consequência de uma ideologia, mas do nosso encontro com o Senhor  Jesus através da eucaristia. O prelado fez menção a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (do latim, Alegria do Evangelho), do Papa Francisco, bem como a outros documentos do papa emérito Bento XVI e de São João Paulo II, para destacar a dimensão social da Evangelização que torna o Reino de Deus presente no mundo.

Antes do encerramento da missa, Dom Tarcísio abençou a nova capela do Santíssimo Sacramento e as dependências da Casa Bom Samaritano. Após a bênção final os presentes foram brindados com uma recepção contendo doces, salgados e sucos preparados com receitas da Pastoral da Criança.

A Fraternidade Santo Antônio, vinculada à Ordem Franciscana Secular do Brasil esteve presente a missa inaugural, pois, há um ano, o Serviço Franciscano de Atendimento e Proteção à População em Situação de Rua, que atua junto aos moradores em situação de rua do Centro de Duque de Caxias (RJ). A fraternidade promove, quinzenalmente, em parceria com a Pastoral do Povo da Rua (PPR), jantares para promover o convívio e a solidariedade visando fortalecer os vínculos afetivos sejam eles familiares e/ou comunitários dessas pessoas, oferecendo serviços de qualidade que promovam a dignidade humana.

O serviço tem como objetivo contribuir para a conscientização, mobilização e organização da população em situação de rua contra ações violentas e discriminatórias e propor a elaboração de políticas públicas que efetivem seus direitos sociais. Para isso, o serviço busca apoiar a prática da cidadania, enfatizar a participação em movimentos sociais e outros espaços de intervenção em políticas públicas. Busca-se ainda promover ações de respeito às pessoas em situação de rua, aplicando uma metodologia participativa e fortalecendo a espiritualidade dentro da mística franciscana.

Além dos jantares e do dos momentos de convívio, a fraternidade tem debatido políticas públicas na cidade como a criação do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da População em Situação de Rua, previsto no Decreto Federal nº. 7053, de 23 de dezembro de 2009, que institui a Política Nacional em Situação de Rua. A Política Nacional é estruturada pelo princípio da igualdade, expresso na Constituição Brasileira, e define a necessidade de ações articuladas entre todas as áreas do governo, para que sejam implementadas ações efetivas que possibilitem a construção da autonomia das pessoas em situação de rua.

Entre as definições da Política Nacional está a inclusão dessas pessoas no Cadastro Único para Programas Sociais, para viabilizar a implementação de políticas sociais voltadas para o atendimento dessa população. Essa política, garante ainda, o acesso amplo, simplificado e seguro aos serviços e programas que integram as políticas públicas de saúde, educação, previdência, assistência social, moradia, segurança, cultura, esporte, lazer, trabalho e renda.

Além do Serviço Franciscano de Atendimento e Proteção à População em Situação de Rua, o espaço contará com os seguintes organismos diocesanos: Pastoral da DST/AIDS, Pastoral Operária, Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança, Pastoral Carcerária e a Pastoral do Povo da Rua. As reuniões gerais mensais serão realizadas no 3º sábado, das 15h00 às 17h00.

A ‘Casa Bom Samaritano’ fica na Rua João Petras de Barro, 86, bairro Beira Mar (atrás do CINETRAN, na Rodovia Presidente Washington Luís), Duque de Caxias (RJ).