Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Carlo Acutis – Padroeiro da internet” entre os lançamentos da Editora Vozes

18/01/2024

Notícias

Carlo Acutis – Padroeiro da internet

Carlo Acutis foi um adolescente que morreu de leucemia em 2006, aos 15 anos de idade. Foi beatificado em 10 de outubro de 2020 pelo Cardeal Agostino Vallini. Está sendo reconhecido como: Apóstolo da Internet, Ciberapóstolo e Padroeiro da Internet. Carlo Acutis foi um jovem que anunciou o evangelho, a devoção a Nossa Senhora e a presença de Deus na Eucaristia, usando as mídias digitais para evangelizar. Para a sua idade, tinha conhecimento de computação acima da média.

Segundo o Papa Francisco, o jovem foi capaz de usar os avanços tecnológicos para proclamar a mensagem do Evangelho, para comunicar valores eternos e para refletir a beleza da fé.

Este livrinho contém o histórico da vida, a novena, orações e a ladainha a Carlo Acutis. Também apresenta passagens bíblicas, seguidas de oração, com o pedido de graça especial.


A mistagogia da missa

Após 60 anos da Constituição Conciliar, que mudou a maneira como vivemos a liturgia, é hora de retomarmos a estrada da formação litúrgica. Muitas discussões sobre as mudanças na liturgia aconteceram, especialmente nas redes sociais, mas pouco se fala sobre como as pessoas podem realmente aprender a vivenciar e entender a liturgia, como a missa.

O verdadeiro propósito dessas mudanças do Concílio Vaticano II é criar uma comunidade renovada, uma comunidade que não apenas participa passivamente, mas que entende e se envolve nos mistérios da fé, que se manifesta nos ritos da liturgia. A Igreja deseja que os fiéis não sejam meros espectadores, mas que compreendam o que está acontecendo durante a missa, que se envolvam nas orações e ritos.

Participar ativamente na liturgia é uma maneira de nos ajudar a descobrir a verdadeira unidade da comunidade. A ideia não é sobrecarregar com teoria, mas sim permitir que os ritos e ações da liturgia nos transformem, nos eduquem e nos façam crescer. Quando celebramos, estamos conscientes da graça que nos toca, e isso nos ajuda a viver de maneira ética e profundamente sacramental.

A liturgia não é sobre entender uma ideia, é sobre viver a experiência do mistério através das ações e gestos que realizamos durante a missa. É uma experiência que nos forma e nos guia em nossa jornada espiritual.


A via da beleza na formação humano-cristã com catequista

A obra A via da beleza na formação humano-cristã com catequista, de Jordélio Siles Ledo, fruto de sua tese doutoral junto ao PPG de Teologia da PUC-Rio, em consonância com a Carta Apostólica Antiquum Ministerium, apresenta um estudo no campo catequético: “uma correlação entre a via da beleza, a formação com catequista, a arte cristã e o Museu Sagrada Família”. Trabalha o tema da Iniciação à Vida Cristã e da pessoa do catequista a partir da visão pós-conciliar e do Papa Francisco, em “Igreja em saída”, com ações querigmáticas e mistagógicas nestes tempos de “Mudança de Época” (EG 53). Olha a pessoa e o ministério do catequista no ministério e na pedagogia da Igreja, segundo a pedagogia da Trindade, como mistagogo entrelaçando verbos na caminhada de fé (ser, saber e fazer). Valoriza espaços e projetos formativos que promovam a espontaneidade e a criatividade e que dialoguem com a cultura e a arte. Indica a colaboração e o papel dos centros e cursos catequéticos, sobretudo do Museu Sagrada Família – Catequese e Arte como casa e espaço que conjuga catequese e arte; colaborações de catequetas e artistas ao longo da história da Igreja, que evangelizaram com a palavra e a arte. Trabalha o encontro entre arte e educação da fé pela via pulchritudinis, itinerário pascal que proporcione o encontro com a pessoa de Jesus Cristo, a Beleza Encarnada.

A obra contempla introdução, três capítulos, com uma breve conclusão no final de cada um (1. A Iniciação à Vida Cristã e a pessoa do catequista; 2. O Museu Sagrada Família – Catequese e arte como espaço de formação com catequista; 3. O itinerário de formação com catequista pela via da beleza), conclusão geral e referências bibliográficas. Temos uma chave que abre para novas leituras e perspectivas, com insights que proporcionam avançar ainda mais no campo da Teologia Pastoral-catequética.

A Série Teologia PUC-Rio tem o objetivo de publicar as melhores teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Teologia PUC-Rio, que compreende duas áreas de concentração: Sistemático-Pastoral e Bíblica. Publicada em formato impresso, a Série é uma forma de promover e divulgar a pesquisa acadêmica do Departamento de Teologia da PUC-Rio a um público amplo.


Antropologia da religião

A dinâmica do campo das religiões e seu estudo está demandando uma reavaliação dos paradigmas teóricos nas Ciências Sociais, além de uma abertura à inventividade temática e conceitual. Este livro apresenta uma reflexão dentro do campo da Antropologia da Religião, adotando um formato de coletânea diferenciado, composto por vinte e dois capítulos, divididos em duas partes distintas. A primeira parte concentra-se em destacar autores que emergiram como âncoras nos debates recentes. A segunda parte dedica-se a tópicos que permitem uma análise interdisciplinar e um novo enfoque sobre os fenômenos religiosos.

Cada capítulo foi escrito por estudiosos de diferentes etapas de suas carreiras, ligados a instituições diversas em várias regiões do país. Ao abordar questões de sua competência, os autores receberam a liberdade para expressar suas próprias abordagens, enriquecendo o resultado com uma multiplicidade de perspectivas. Com este esforço, nossa intenção é aprofundar e atualizar o estudo das religiões, fomentando o diálogo tanto com pesquisadores e estudantes do campo quanto com o público em geral interessado na temática.


Todos esses produtos podem ser adquiridos pelos sites
www.livrariavozes.com.br
http://vozes.com.br

E-mail: contato@vozes.com.br

Tel. 11 3101 8451

Editora Vozes