Capítulo da FIMDA termina com anúncio de novas fraternidades e renovação de votos em Angola
27/07/2024
Neste sábado, dia 27 de julho, o terceiro e último dia do Capítulo anual da Fundação Franciscana da Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA) foi encerrado com importantes reflexões e o anúncio de mais duas novas fraternidades.
Daqui para frente, os frades irão conduzir os trabalhos da Fraternidade São Benedito, em Cangandala, cidade localizada na província de Malange, que ficará a serviço da Missão Santa Teresinha; e da Fraternidade Santa Clara, no bairro Palanca, em Kilamba Kiaxi, província de Luanda, que irá servir a Paróquia São Lucas. O comunicado foi feito pelo Ministro provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, um pouco antes do encerramento dos trabalhos.
Mas, antes disso, as atividades começaram logo cedo, com a celebração de uma Santa Missa presidida pelo Frei Marco Antonio dos Santos, delegado de Formação e Estudos, da entidade. Na ocasião, Frei João Kahamba António, Frei João da Costa António e Frei Toríbio da Cruz Waia Ndumbu, renovaram os votos na Ordem dos Frades Menores.
Após a celebração os frades participantes do Capítulo se reuníram para a foto oficial do evento deste ano e, na sequência, foi feita a leitura das diretrizes da fundação e das expectativas quanto aos trabalhos das fraternidades.
Os frades também vivenciaram um importante momento de encontro, no qual todos tiveram a oportunidade para refletir e avaliar as realidades sobre todos os aspectos abordados durante os três dias de atividades, que exigiram que todos ficassem com os pés no presente e o olhar no futuro, sem perder o foco da missão e do carisma franciscano.
O Ministro provincial tomou a palavra e fez importantes encaminhamentos. Ele agradeceu a todos pelo acolhimento, pela abertura nas conversas e valorizou o amadurecimento institucional da FIMDA. No entanto, o frade ressaltou a importância das paróquias manterem um diálogo permanente no desenvolvimento de suas ações. Uma de suas sugestões é de que sejam realizadas mais parcerias entre as escolas e as paróquias. Ele salientou que a identidade carismática franciscana vem antes da missão.
Frei Paulo encerrou o Capítulo anual agradecendo a participação e o empenho dos frades.
Que Deus continue abençoando a presença franciscana em Angola.
Texto e fotos: Frei Ermelindo Francisco Bambi, Frei Tomás Gaspar Joaquim e Frei Domingos Macuva Paulo