Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Canarinhos marcam presença no Seminário Frei Galvão de Guaratinguetá e encantam público

23/10/2022

Notícias

Guaratinguetá (SP) – O Coral dos Canarinhos de Petrópolis, que neste ano completou 80 anos de história, esteve presente no Seminário Frei Galvão para cantar a liturgia da Santa Missa das 9h30, neste domingo (23/10). Dedicado ao primeiro santo brasileiro, o seminário franciscano, que acolhe jovens que desejam se tornar frades, também está em festa pelos 80 anos de sua fundação. É um jubileu em dose dupla e, por isso, não faltaram motivos para celebrar a Eucaristia neste dia do Senhor. 

Presidida pelo Definidor Provincial, Frei João Francisco da Silva, a Celebração Eucarística teve como concelebrante Frei Marcos Antonio de Andrade, presidente do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) e Definidor Provincial. Os fiéis lotaram a celebração do 30° Domingo do Tempo Comum. 

Frei João Francisco também acumula o serviço de guardião do Seminário. Logo no início da missa manifestou a alegria de receber a todos, em especial os jovens cantores do coro de meninos mais antigo do país. Segundo o maestro Marco Aurélio Lischt, a última vez que os Canarinhos cantaram no seminário foi na década de oitenta. “Quero acolher o Coral dos Canarinhos de Petrópolis que, certamente, encantam a todos neste dia com a sua presença em nosso meio”, disse o presidente da celebração.

Após a comunhão, Frei Marcos Andrade explicou rapidamente o motivo dos Canarinhos estarem em Guaratinguetá, por conta das festividades de Frei Galvão e deu mais detalhes sobre a trajetória deste coro que, segundo ele, já passou por quase todos os estados do Brasil e por alguns países. “Neste ano completamos 80 anos com a missão de cantar a liturgia da missa. É um trabalho muito grande, exaustivo, pois eles têm formações, aulas, ensaios, então sabemos que é bastante exigente para crianças dessa idade passar o dia estudando e cantando. É um exemplo e por isso o nosso IMCP tem a tradição de formar integralmente jovens para a vivência comunitária e franciscana”, disse. “Também é um trabalho social”, frisou.

Para o maestro que também foi Canarinho é um prazer muito grande estar em Guaratinguetá, no Seminário Frei Galvão. “Já são 24 anos junto da Família Canarinhos e por isso, queremos brindar a todos com um breve programa de músicas populares”. Assim, o Coral dos Canarinhos entoou as músicas “Psalmus Brevis”, de João Guilherme Ripper; “The Lord Bless you and keep you”, de John Rutter; “Hallelujah”, de G. F. Haendel; “A Paz”, de Roupa Nova; “Conversa de Botequim”, de Noel Rosa; “Aquarela do Brasil”, de Ary Araújo e como bis, “Andanças”, de Paulinho Tapajós.

E assim, os fiéis que vieram para a Santa Missa foram agraciados com um breve concerto e, como forma de gratidão, ovacionaram os coralistas! O Coral dos Canarinhos retornou para Petrópolis na tarde deste domingo. O próximo grande desafio dos coralistas, maestro e equipe do IMCP é a preparação para o Oratório de Natal, concerto que acontecerá na importante Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro (RJ), em dezembro.


Frei Augusto Luiz Gabriel