Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Canarinhos de Petrópolis apresentam obra-prima de Bach

18/03/2016

Notícias

canarinhos

“A Paixão segundo São João” será apresentada pela primeira vez em Petrópolis.

A trajetória de Jesus Cristo será contada de uma forma diferente nesta Páscoa. Nos dias 25 e 26 de março, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) apresenta o oratório “A Paixão segundo São João”, de Johann Sebastian Bach. A peça, inédita na cidade, é uma das obras mais importantes do compositor alemão, além de ser considerada um marco da música ocidental e do período barroco. Os eventos, que fazem parte da programação do Festival Petrópolis de Páscoa, começam às 20h e serão realizados no Theatro Dom Pedro, no Centro Histórico.

O oratório terá participação do Coral dos Meninos e das Meninas dos Canarinhos, além da Orquestra Filarmônica de Petrópolis e de solistas convidados, sendo que três deles são ex-canarinhos. A peça conta a história da Paixão de Cristo, desde a prisão no Monte das Oliveiras até a sua morte. A obra é dividida em duas partes: a primeira relata o momento em que Jesus Cristo é preso e levado à casa do sumo-sacerdote, onde é zombado e flagelado. A segunda retrata o julgamento de Pôncio Pilatos e a crucificação no Calvário, assim chamada a colina onde foi crucificado.

Para Marco Aurélio Lischt, maestro do Coral dos Canarinhos e diretor artístico do IMCP, a apresentação da “Paixão segundo São João” é a realização de um sonho. “Além de ser um marco do repertório barroco, esta peça maravilhosa é de difícil execução, se transformando em um grande desafio para coros e solistas. É preciso ter muita vivência e experiência para apresentar este oratório.”, afirmou Lischt, lembrando que, desde janeiro, os participantes estão se preparando para as apresentações.

Dentro do contexto, alguns personagens importantes serão representados pelos solistas. O barítono Licio Bruno fará o papel de Jesus, Pilatos será cantado pelo barítono Marcelo Coutinho. Já o tenor Gustavo Quaresma ficará responsável por contar a história do evangelho. A contralto Helena Lopes e a soprano Cláudia Vianna também participam da peça. Os corais representarão o povo que ora incrimina e apoia o julgamento de Jesus, e ora acompanha a situação pelo olhar de uma terceira pessoa, que tem piedade, mas não se envolve diretamente com a condenação.

A realização do Festival Petrópolis de Páscoa é da Fundação de Cultura e Turismo e Prefeitura de Petrópolis. Os ingressos custam R$ 50,00.

“O oratório é um convite para que todos reflitam sobre o que é a semana santa e sobre suas próprias vidas, tendo como base este grande exemplo de amor que nos foi dado por Jesus Cristo. Esperamos surpreender o público petropolitano”, declarou Lischt.

Festival Petrópolis de Páscoa
Dias 25 e 26 de março
Theatro Dom Pedro, em Petrópolis – às 20 horas
Ingressos: R$ 50,00