Campanha de Inverno: “Abra o guarda-roupa do seu coração”
13/08/2013
De acordo com o site de meteorologia (www.accuweather.com) ainda no mês de agosto se prevê registros de baixas temperaturas, colocando em alerta os moradores de rua diante de possíveis noites frias.
O Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) quer contribuir para amenizar o sofrimento dessas pessoas que enfrentam a dura condição de ter que dormir no frio, na maioria das vezes apenas com cobertores, papelões e plásticos.
Preocupados em dar proteção e assistência aos moradores de rua, a instituição lança, neste mês de agosto, a Campanha Emergencial: “Abra o guarda-roupa do seu coração”, com o objetivo de estimular, ainda no inverno, a solidariedade das pessoas para a doação de agasalhos, meias e calçados masculinos. Estima-se que em São Paulo há mais de 15 mil pessoas vivendo debaixo de marquises, viadutos e albergues e, na maioria, são homens.
É comum, no serviço de atendimento para moradores de rua, que o Sefras mantém no centro da cidade de São Paulo – conhecido como “Chá do Padre” – a solicitação de doação de agasalhos, meias e calçados. Segundo eles, são vestuários fundamentais para mantê-los aquecidos e protegê-los da friagem. Normalmente, as doações que eles recebem nas ruas, são apenas de cobertores.
Em julho deste ano, o clima frio de algumas madrugadas em São Paulo, levou à morte alguns moradores de rua que dormiam na região central da cidade. Embora a discussão e a mobilização do poder público se iniciaram no mês de maio a fim de proteger essa população do inverno, a iniciativa da Prefeitura foi de abrir apenas três mil vagas nos abrigados já existentes e um espaço emergencial na região de Santana, Zona Norte.
Mesmo com a ação da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o número de vagas ainda é insuficiente e fazem-se necessárias outras ações de proteção contra o frio. Muitos moradores de rua resistem buscar abrigos por causa da superlotação e por diversas reclamações do atendimento prestado a eles.
Locais de arrecadação:
– Sede do Sefras – Rua Alexandrino Pedroso, 401 – Pari, São Paulo – SP
– Paróquia Santo Antônio do Pari – Praça Padre Bento, s/n – Pari – São Paulo – SP
– Santuário São Francisco – Largo São Francisco, 133, Centro de São Paulo – SP
– Igreja São Francisco de Assis – Rua Borges Lagoa, 1209 – Vila Clementino, São Paulo – SP
– Colégio Bom Jesus – Rua Hannemann, 352 – Pari, São Paulo – SP
– Universidade São Francisco (USF) – Rua Antonieta Leitão, 129, Freguesia do Ó, São Paulo – SP
Mais informações:
(11) 3291-4433/ (11) 98336-8400 (tim)