Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Caminhantes de Frei Bruno lotam ruas de Joaçaba 

25/02/2024

Notícias

 Fiéis agradecem por mais um passo dado no processo de beatificação do servo de Deus

Logo que os sinos da Catedral Diocesana Santa Teresinha do Menino Jesus tocaram, às 6h, numa manhã tranquila de domingo, na cidade de Joaçaba, em Santa Catarina, fiéis e religiosos vindos de diferentes localidades catarinenses e também do Paraná começaram a se concentrar e rezar em preparação para mais um ano de “Caminhada Penitencial Frei Bruno”. Estavam presentes os frades do Noviciado São José, de Rodeio (SC) e de outros Estados, bem como padres  diocesanos.

O ambiente revelava um clima de alegria e, ao mesmo tempo, os olhares traziam expressões de contemplação, como forma de agradecer a Deus pela oportunidade de poder participar de um momento de fé. Os gestos eram de acolhida como entre irmãos e irmãs que há um bom tempo não se viam e estavam felizes com o reencontro.

Assim começou a 34ª edição da caminhada mobilizando centenas de fiéis que lotaram as ruas da região central de Joaçaba para louvar o servo de Deus que, para o povo, já é reconhecido como santo. Convictos da missão proposta para o dia 25 de fevereiro, os caminhantes de Frei Bruno Linden repetiram gestos daquele que foi exemplo de fé, solidariedade e compaixão quando rezaram e carregaram suas cruzes, uma das marcas da caminhada. Foram dezenas delas representando o sacrifício e o calvário que cada filho e filha de Deus queriam expressar naquele momento de caminhada de fé, em busca da santidade. Outras pessoas também fizeram a pé o trajeto de 4 quilômetros até o Cemitério Frei Edgar, onde está sepultado o Servo de Deus. Mas, dentre tantas manifestações de piedade, todas tinham o objetivo de louvar a Deus e agradecer pelas graças alcançadas por intercessão de Frei Bruno. 

“Frei Bruno viveu em outros lugares em Santa Catarina, mas, os últimos 5 anos da sua vida foram em Joaçaba. Quando chegou nessa cidade, o povo já percebia sua santidade na simplicidade, na devoção, no serviço às famílias e ao povo. A partir disso, vemos que ele é um exemplo para nós. A manifestação do povo é a concretização que nós já trazemos no coração, de que Frei Bruno para nós já é um santo. O processo iniciado há 12 anos para a beatificação e canonização é um trâmite formal da Igreja que deve ser respeitado e acolhido. Mas, é importante ver uma manifestação tão especial como essa se repetindo há 34 anos”, salientou o Ministro Provincial da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Paulo Roberto Pereira, que participou pela primeira vez da caminhada.

“É emocionante presenciar a fé da nossa comunidade, que todos os anos se reúne e coloca-se em oração e penitência, agradecendo e pedindo graças ao nosso querido Servo de Deus Frei Bruno”, resumiu Dom Frei Mário Marquez, bispo da Diocese de Joaçaba.

Após a caminhada, foi celebrada uma Santa Missa no Cemitério Frei Edgar, presidida por Dom Frei Mário Marquez e concelebrada pelo Ministro Provincial da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Paulo Roberto Pereira, OFM, além do Padre Joveci, pároco da Paróquia Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus, bem como outros religiosos da Diocese de Joaçaba e Freis Franciscanos.

Causa da beatificação de Frei Bruno

Ao final da Santa Missa, o vice-postulador para a Causa de Frei Bruno, Frei Alex Ciarnoski, OFM, detalhou o processo de beatificação que está em fase de análise no Vaticano, em Roma. De acordo com Frei Alex, o processo passou por avanços ao longo do último ano.  O sacerdote destacou que “a etapa diocesana foi finalmente concluída com o documento chamado “Position”, um resumo de tudo o que foi enviado para o Vaticano até o momento. A partir de agora, o documento será analisado e a expectativa é de que, em breve, Frei Bruno seja declarado venerável pela Igreja”.

Frei Alex informou ainda que, a partir de agora, “a Diocese de Joaçaba nomeará mais um Tribunal que escolherá um milagre, dos tantos evidenciados pela devoção à Frei Bruno, que será enviado novamente ao Vaticano com o intuito de que ele seja reconhecido e que Frei Bruno possa chegar a sua beatificação”, finalizou.

O documento enviado ao Ministro Provincial, Frei Paulo Pereira, no  dia 19 de fevereiro, pelo Postulador Geral da Ordem dos Frades Menores, responsável por acompanhar a causa da Beatificação do Servo de Deus Frei Bruno Linden, OFM, Frei Giovan Guiseppe Califano, OFM, diz:

“De fato, é com muita alegria que lhes informo que a Postulação Geral – um Escritório responsável pelas Causas dos Santos – da Ordem dos Frades Menores, em Roma, concluiu, em janeiro de 2024, o trabalho de elaboração da Positio super vita et virtutibus, ou seja, a obra no qual está resumida toda a documentação do Processo Diocesano de Joaçaba. A Positio será utilizada pelos teólogos do Dicastério para as Causas dos Santos para expressar seu julgamento sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade do Frei Bruno Linden, para que em breve ele seja declarado Venerável”.

No texto, Frei Giovan Guiseppe Califano, também recordou a vida de Frei Bruno, celebrada durante a caminhada do dia 25, data que também marcou sua partida para junto do Pai.

“O Servo de Deus Frei Bruno Linden, tendo deixado sua terra natal para deixar-se conduzir onde Deus o quisesse, representa de modo excelente a natureza missionária da Igreja e o espírito missionário da Ordem dos Frades Menores. Considerava o Brasil sua segunda pátria e se dedicava com zelo à pregação do Evangelho e ao cuidado das almas. Foi um verdadeiro pastor, rico em misericórdia e caridade. Todos nós rezamos a ele no aniversário de seu falecimento, 25 de fevereiro, para que, com seu exemplo e intercessão, ele nos ajude a sermos fiéis discípulos do Senhor”.


Adriana Rabelo Rodrigues