Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

34ª Caminhada Penitencial Frei Bruno espera receber mais de 60 mil pessoas 

23/02/2024

Notícias

No próximo domingo (25), o município de Joaçaba (SC) receberá peregrinos de diferentes localidades do Vale do Itajaí, do Oeste e litoral catarinense, além do Paraná, que estarão na 34ª Caminhada Penitencial Frei Bruno. Em um trajeto de 4 quilômetros, os participantes  farão orações pelas graças alcançadas por intercessão do servo de Deus que, anualmente provoca o deslocamento de centenas de pessoas até a cidade. 

Para este ano são aguardadas aproximadamente 60 mil pessoas, número que corresponde a quase o dobro da população  de Joaçaba. A caminhada  também marcará os 64 anos da partida de Frei Bruno para junto do Pai, no dia 25 de fevereiro de 1960. 

“Celebrar e caminhar no dia da morte de Frei Bruno é extremamente reconfortante e motivo de esperança. Celebramos a vida e a nossa caminhada nesta terra, que nos leva para a casa definitiva junto de Deus. Então,  esse momento nos lembra que somos todos caminhantes, passageiros,  com destino  a casa do Pai”,  salientou  Frei Alex Cianorscki, vice-postulador para a causa de beatificação Frei Bruno.

O vice-postulador explicou que a caminhada penitencial Frei Bruno é realizada no segundo domingo da Quaresma. “Esse caminhar nos chama à  necessidade da conversão, de transformação de vida. Este ano, a Campanha da Fraternidade está voltada para as questões relacionadas à amizade social, e nos convida a sermos mais fraternos e amigos.  A expectativa é que essa caminhada e o carisma franciscano vivido por Frei Bruno,  possa ainda mais nos aproximar da nossa fé e nossos compromissos com os irmãos e irmãs”.

 

Trajeto e celebração

Os devotos de Frei Bruno Linden sairão às 8h da Catedral Santa Terezinha de Joaçaba e, ao mesmo tempo, outro grupo sairá da paróquia de Luzerna.  O encontro dos devotos será no Cemitério Frei Edgar, onde será celebrada uma Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Frei Mário Marquez.

O Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira,  e o vice-postulador, Frei Alex Cianorscki,  além de frades de toda a Província, especialmente dos Regionais catarinenses  estarão presentes. Da cidade de Rodeio, a Fraternidade e os noviços marcarão presença, já que em Rodeio  o frade franciscano viveu por muitos anos.

 

Acolhida dos fiéis

No domingo, a partir das 7h, uma equipe de animação estará nas escadarias da Catedral acolhendo os romeiros com músicas, orações e devocionais especiais preparando os romeiros para a caminhada penitencial.

“Com alegria, estamos nos preparando com muito entusiasmo e dedicação para acolher bem nossos romeiros e realizar mais uma edição histórica da nossa Romaria Penitencial a Frei Bruno, um dos maiores eventos da Diocese de Joaçaba e do estado de Santa Catarina”, resumiu Dom Frei Mário Marquez, bispo diocesano.


Adriana Rodrigues

Com a colaboração da equipe de comunicação da Diocese de Joaçaba