Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Caminhada Ecológica propõe defesa da vida no planeta

07/05/2012

Notícias

Muita alegria e disposição para caminhar marcaram a XIII Caminhada Ecológica Franciscana Paty-Petrópolis que reuniu mais de quinhentas pessoas no último sábado (05/5). A caminhada já se tornou tradicional para os amantes da natureza, do ar puro e de uma boa caminhada, e para aqueles que lutam em defesa da vida e por uma cultura de paz.

Anualmente, o evento é promovido pelo Instituto Teológico Franciscano, pela Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Petrópolis – e pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Paty do Alferes – ambas na Região Serrana do Rio de Janeiro. A caminhada também conta com a participação de outras fraternidades e pessoas interessadas na temática ambiental.

O evento engloba duas caminhadas, cujos participantes, vindos de Paty do Alferes e de Petrópolis, se encontram no alto da Reserva Biológica do Tinguá, no conjunto da Serra dos Órgãos. A reserva se estende por uma área de 26 mil hectares e abrange seis municípios. Em 1997 a reserva foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e está incluída na reserva da biosfera da Mata Atlântica.

A caminhada é uma rica experiência fraterna que tem como objetivo despertar a consciência ambiental dos participantes e proporcionar um maior contato com as belezas naturais da região através de reflexões sobre a obra da Criação. Outro objetivo é mostrar para as crianças e os jovens hábitos saudáveis e refletir sobre as possibilidades de aliar desenvolvimento e preservação ambiental para as futuras gerações.

A caminhada é realizada percorrendo a Estrada do Facão, antiga Estrada do Imperador, famosa por sua vegetação e fauna exuberantes e de rara beleza. São percorridos cerca de 14km de caminhada entre ida e volta. Durante o percurso são feitas algumas paradas para descanso e momentos de reflexão sobre temas relacionados ao meio ambiente.

Além do tema da Campanha da Fraternidade 2012, os organizadores da caminhada destacaram o esforço da família franciscana para a realização da Cúpula dos Povos, evento paralelo que servirá de contraponto a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que se realizará de13 a22 de junho, na Cidade do Rio de Janeiro.

O objetivo da conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

Esse ano a Caminhada Ecológica contou com a participação do bispo diocesano de Valença (RJ), Dom Frei Elias James Manning, OFMConv. que exortou a todos sobre a importância de agirmos como o bons samaritanos diante da indiferença humana ao próximo e ao meio ambiente. O evento também contou com a presença das fraternidades franciscanas seculares de Duque de Caxias, Nilópolis e São João de Meriti, do Grupo Jovens que Acreditam no Amor (Paty do Alferes), membros da Família Franciscana do Brasil (FFB) e pelos frades da Província da Imaculada Conceição André Luiz da Rocha Henriques (Petrópolis), Ludovico Garmus (ITF), Pedro de Oliveira Rodrigues (Paty do Alferes) e Sandro Roberto da Costa (ITF) e frades estudantes de Petrópolis que prestigiaram a caminhada.

Além de desfrutar um dia saudável, em meio ao ar puro, contemplando a belíssima natureza, os participantes saíram renovados em sua disposição de defender o meio ambiente e promover a qualidade de vida para todos. Louvemos o Altíssimo e Bom Senhor pela Mãe Terra e todas as suas criaturas!

Por Cláudio Santos, especial para este site