Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dia tranquilo para o Papa, que retoma gradualmente o trabalho

05/07/2021

Papa Francisco

                                                                                         Imagem: Vatican Media

“O dia do Papa Francisco foi tranquilo, com o quadro clínico esperado. Os exames de sangue são satisfatórios os tratamentos prescritos.” É o que informa o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

O Papa, acrescenta o comunicado, “está retomando gradualmente o trabalho e continua a caminhar no corredor onde se encontra o apartamento. À tarde, celebrou a Santa Missa na capela particular e, à noite, jantou comunitariamente com quem o assiste nesses dias”.

“O Santo Padre – conclui-se o comunicado –, sentindo pessoalmente a humana dedicação do pessoal médico–sanitário que o assiste, dirige um pensamento especial a todos aqueles que, com cuidado e compaixão, escolhem a face do sofrimento, envolvendo-se numa relação pessoal com os doentes, sobretudo os mais frágeis e vulneráveis.”

BOLETIM DE SEXTA – 09/07

O Papa Francisco retomou o trabalho e celebrou a Missa com quem o assiste. Não teve mais episódios de febre e no domingo o Angelus será rezado do 10o andar da Policlínica Gemelli.
Vatican News

O Papa Francisco “transcorreu um dia tranquilo, com uma normal convalescência clínica. Continua a alimentar-se regularmente e prossegue os tratamentos programados.” É o que refere o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

De acordo com o comunicado desta sexta-feira (09/07), o Papa “passeou pelo corredor e retomou o trabalho, alternando-o com momentos de leitura. À tarde, celebrou a Santa Missa na Capelinha do apartamento privado, da qual participou quem o assiste nesses dias de internação”.

“Depois de um leve episódio febril – informa Bruni -, o Santo Padre é apirético.” “Por ocasião do próximo domingo, acrescenta, está prevista a oração do Angelus do 10° andar da Policlínica Universitária “A. Gemelli”.

O Santo Padre, assim se conclui o comunicado, “agradece pelas numerosas mensagens de afeto e proximidade que recebe diariamente e pede que continuem a rezar por ele”.

BOLETIM DE QUINTA -08/7

Continua a convalescência do Papa no Hospital Gemelli de Roma depois da operação no intestino no domingo passado: uma tomografia computadorizada resultou negativa e ontem à noite se manifestou um episódio febril, como explica o comunicado do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

“Sua Santidade Papa Francisco transcorreu um dia tranquilo, alimentando-se e locomovendo-se autonomamente. À tarde, quis manifestar a Sua paterna proximidade às crianças internadas no departamento de Oncologia Pediátrica e Neurocirurgia Infantil, enviando a elas a Sua afetuosa saudação.”

“À noite, acrescentou Bruni, manifestou um episódio febril. Esta manhã, foi submetido a exames de rotina, microbiológicos e a uma TAC torácica-abdominal, com resultado negativo.”

“O Santo Padre, concluiu o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, prossegue os seus tratamentos programados e a alimentação por via oral. Neste particular momento, dirige o Seu olhar aos que sofrem, expressando a Sua proximidade aos doentes, especialmente aos mais necessitados de cuidados.”

BOLETIM DE QUARTA – 07/07

Continua o período pós-operatório do Papa, que no domingo foi submetido a uma cirurgia programada no intestino. É o que explica o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, em comunicado.

“A convalescência de Sua Santidade Papa Francisco – declara Bruni – prossegue de forma regular e satisfatória. O Santo Padre continua a se alimentar regularmente, tendo sido suspensa a terapia de infusão.”

“O exame histológico definitivo – acrescenta o diretor da Sala de Imprensa – confirmou uma estenose diverticular grave com sinais de diverticulite esclerosante.”

Por fim, Bruni informa que “o Papa Francisco está comovido com as muitas mensagens e o carinho recebidos nestes dias e expressa sua gratidão pela proximidade e as orações”.

BOLETIM DE TERÇA – 6/7

O boletim de 6 de julho: Francisco repousou bem durante a noite e esta manhã leu alguns jornais. Os resultados dos exames de controle de rotina são bons.

A convalescência do Papa segue regularmente, segundo o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni. Francisco foi internado domingo à tarde no Hospital Gemelli de Roma para uma operação no cólon.

“Sua Santidade Papa Francisco – lê-se no comunicado – repousou bem durante a noite. Ao acordar, tomou café da manhã, leu alguns jornais e se levantou para caminhar.”
“O período pós-operatório é regular. Os exames de controle de rotina são bons” – acrescentou Bruni com base nas indicações dos médicos que cuidam do Pontífice.”

BOLETIM DE SEGUNDA – 5/7

O Papa Francisco está em boas condições e atento. É o que afirma o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, no novo comunicado (5/7) sobre as condições de saúde do Papa após a cirurgia ocorrida na noite de domingo (04/07).

“Sua Santidade o Papa Francisco está em boas condições gerais, atento e respirando espontaneamente. A cirurgia para estenose diverticular realizada na noite de 4 de julho envolveu uma hemicolectomia esquerda e durou cerca de 3 horas”, disse Bruni.

Quanto à permanência do Papa no Hospital Gemelli, “prevê-se uma internação de cerca de 7 dias, salvo complicações”.

BOLETIM DE DOMINGO – 4/7

Concluiu-se à noite a cirurgia à qual foi submetido o Papa Francisco, de acordo com um comunicado do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

“O Santo Padre, internado à tarde no Hospital A. Gemelli, foi submetido à noite a uma operação cirúrgica programada para tratar uma estenose diverticular do cólon”.

“O Santo Padre – explicou Bruni – reagiu bem à operação conduzida com anestesia geral pelo Prof. Sergio Alfieri, com a assistência do Prof. Luigi Sofo, do Dr.. Antonio Tortorelli e da Dra. Roberta Menghi.”

“A anestesia foi feita pelo Prof. Massimo Antonelli, pela Professora Liliana Sollazzi e pelos doutores Roberto De Cicco e Maurizio Soave. Também estavam presentes na sala cirúrgica o Prof. Giovanni Battista Doglietto e o Prof. Roberto Bernabei”.

O Pontífice deixou a Casa Santa Marta no início da tarde.


Fonte: Vatican News