Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Biblioteca da USF Bragança possui mais de 55 mil títulos

30/10/2013

Notícias

052_braganca_221013Todo o acervo está aberto ao público para consulta; CDs, DVDs, periódicos e obras raras integram a crescente coleção

O Campus da Universidade São Francisco (USF) Bragança Paulista é o maior e mais tradicional da instituição, com quase 37 anos. No local, o que poucos sabem é que funcionam três bibliotecas, sendo uma geral, chamada Biblioteca São Boaventura e outras duas especializadas, denominadas Biblioteca de Obras Raras e Biblioteca Jurídica.

Juntas, reúnem aproximadamente 55 mil títulos diferentes (incluindo livros, CDs, DVDs, Teses e 1.160 obras raras), totalizando mais de 100 mil exemplares. O acervo é aberto não só para alunos, professores e acadêmicos, como também para toda a comunidade.

“O Sistema de Bibliotecas da USF é uma estrutura que agrega oito unidades: as três do Campus Bragança Paulista; as bibliotecas dos Campi  de São Paulo (Biblioteca Santo Antônio e Bom Jesus Santo Antônio do Pari), Itatiba (Biblioteca Santa Clara) e em Campinas (Cambuí e Swift)”, explica Cleonice Souza, coordenadora do Sistema de Bibliotecas da USF.

As obras atendem aos cursos oferecidos no Campus e ainda contemplam todas as áreas do CNPq, entre elas Ciências da Saúde, Exatas, Humanas, Sociais. Linguística, Letras e Artes, completando um acervo multidisciplinar de nível médio e superior.

“Além das obras impressas, a USF é credenciada ao Portal de Periódicos da CAPES, que disponibiliza à comunidade acadêmica títulos científicos, referências, resumos, patentes, livros e estatísticas, abrangendo diversas áreas do conhecimento”, destaca Rosimeire Barbosa, auxiliar de biblioteca que trabalha ao lado de outros 20 profissionais.

Centenárias

Livros publicados há mais de 500 anos estão entre as surpresas que os visitantes poderão encontrar na Biblioteca de Obras Raras. “A obra mais antiga do acervo chama-se ‘Subtilitatis epidicticon’, ou ‘Livro das Questões’. A publicação data de 1520, início da colonização do Brasil”, destaca Cleonice Souza, coordenadora do Sistema de Bibliotecas da USF.

A lista é grande, e Cleonice enumera entre as obras centenárias o Livro dos Salmos, de 1.776; Introdução à Bíblia, de 1.566; Coletas de Orações, de 1.531; e a literatura russa Dama de Espadas, de 1.890. “A nossa edição da ‘Dama de Espadas’ é toda em cetim, com ilustrações, autografada pelo autor e ilustrador”, pontua a responsável.

Conservação cautelosa

A coordenadora do Sistema de Bibliotecas da USF conta que a universidade investiu em um sistema de desinfestação de documentos para assegurar que as obras não serão perdidas com o tempo. O processo adotado pela USF segue padrões adotados pela Biblioteca Nacional, UFMG e Unicamp.

“O procedimento é feito sob atmosfera modificada. Utilizamos sacos plásticos, vedados a vácuo com uma solução de gás carbônico e nitrogênio. Posteriormente, os materiais são higienizados página por página antes de encaminharmos para a catalogação”, explica Cleonice.

Acessibilidade e horários flexíveis

As Bibliotecas são adaptadas para Portadores de Necessidades Especiais e possuem computadores e mesas exclusivas, sendo um espaço acessível e confortável para o corpo docente, discente e toda a comunidade.

Os horários também são flexíveis nos dias letivos, com a Biblioteca São Boaventura atendendo de segunda a sexta das 7h30 às 22h45 e aos sábados das 8h às 15h45. A Biblioteca de Obras Jurídicas, localizada no Prédio II, funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 22h45 e aos sábados das 8h00 às 13h00. Biblioteca de Obras Raras recebe os visitantes de segunda a sexta das 8h00 às 16h00.

Serviço: 
Bibliotecas São Boaventura, Obras Raras e Obras Jurídicas – USF Bragança
Informações: www.usf.edu.br/biblioteca / 11 2454-8046
Local: Av. São Francisco de Assis, 218 – Jd. São José

Sobre a USF

A Universidade São Francisco – USF é uma instituição de ensino superior, sem fins lucrativos, com 36 anos de tradição e 10 mil alunos matriculados. Presente nas cidades de São Paulo, Bragança Paulista, Itatiba e Campinas, oferece estrutura completa para mais de 50 cursos de graduação e 27 de pós-graduação, incluindo três programas Stricto Sensu. Em parceria com a ESADE Business School de Barcelona, oferta também o programa de educação executiva AMP (Advanced Management Program).

Os alunos da instituição contam ainda com o Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo e o Núcleo de Relações Internacionais, que promovem formação profissional e intercâmbio estudantil por meio de parcerias com universidades estrangeiras. Inspirada no lema “Educação para a Paz” e movida pelo seu Patrono, São Francisco de Assis, tem como missão a produção e a difusão de conhecimento, da fraternidade e da solidariedade.

Link para a reportagem realizada na Biblioteca da USF em Bragança Paulista.