Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Bela prece agradável a Deus: a Primeira Missa de Frei Alan

05/06/2022

Notícias


Petrópolis (RJ) – O Domingo de Pentecostes (05/06) de 2022 ficará marcado para a história da Paróquia São Judas Tadeu, no bairro Mosela, em Petrópolis (RJ). A simbólica e solene liturgia proposta para este dia ganhou um sentido ainda mais especial: a “primeira missa” ou primeira presidência de uma Celebração Eucarística realizada por Frei Alan Leal de Mattos, ordenado presbítero no dia anterior (04/06) na Catedral São Pedro de Alcântara da referida cidade.

A Celebração Eucarística foi preparada com muito carinho, desde os cantos até a ornamentação. Além disso, o outono petropolitano também brindou os participantes com um clima ameno e agradável, de céu azul, deixando a manhã de domingo ainda mais envolvente. Por isso, com esta atmosfera, o pároco da referida paróquia, padre Lucas Thadeu da Silva, acolheu a todos ao início da celebração afirmando que “é com muita alegria que nós acolhemos o Frei Alan, filho desta comunidade de fé, filho de nossa paróquia. Ele que aqui foi batizado, celebrou tantas vezes a Eucaristia com a comunidade participando ativamente, aqui dando os primeiros passos na fé, hoje retorna para que neste mesmo altar presida a Eucaristia. Queremos também acolher todos os irmãos franciscanos na pessoa de Frei Paulo Roberto Pereira, ministro provincial. A nossa paróquia tem uma história franciscana, e por isso, para nós, recebê-los é motivo de grande alegria. Por isso celebremos este dia de Pentecostes e elevemos a Deus uma prece agradável por tudo aquilo que Ele faz em nossas vidas”.

Após a Proclamação do Evangelho, Frei Jeâ Paulo Andrade, do Serviço de Animação Vocacional da Província Franciscana, lembrou a todos um costume: “Na primeira missa de um frade recém-ordenado presbítero, ele convida um outro padre para fazer a homilia. Frei Alan escolheu padre Luís Garcia Melo, primeiro pároco desta paróquia”.

Padre Luís fez uma homilia simples e profunda, cativando a todos, pois com sua experiência partilhou com Frei Alan conselhos e reflexões sobre o presbiterado. Ele iniciou lembrando o Salmo 42, versículo 4: “Subirei ao altar de Deus, de Deus que alegra a minha juventude!”. Com esta frase brincou que ele mesmo já não está tão jovem, mas que aquele que serve a Deus permanece sempre jovem, uma vez que está oferecendo o melhor de si ao Senhor. E, a partir dessa proposta, lembrou a frase do escritor tcheco Franz Kafka: “Quem mantém a capacidade de ver a beleza, nunca envelhece”.

Assim, como de um pai para um filho, o presbítero convidado para a homilia afirmou que Frei Alan precisa manter sempre em sua recordação os dias fortes que viveu com a sua ordenação e primeira missa. “Segure na lembrança estes momentos de tanta beleza. Que além de guardar sua juventude, te ampararão nos momentos de fraqueza. E por isso lembro uma frase de um franciscano capuchinho, Ignácio Larrnãga, que afirmou: ‘Segure os momentos fortes, que os momentos fortes te segurarão nos momentos de fraqueza’. E esta é a lógica do amor, do prisioneiro pelo amor, daquele que se deixou seduzir e por isso não tenha medo, pois o Senhor que nos revestiu com seu Espírito é fiel: sempre estará conosco”.

Além disso, Padre Luís afirmou que a Eucaristia é o grande modelo de entrega: “Corpo dado, sangue derramado. Quando permaneço com Ele e dou a minha vida unida à D’Ele, eu também sou corpo dado. E quando nos tornamos prisioneiros deste Amor, ouvimos de Jesus: já não vos chamo servos, chamo-vos amigos. Amigos que experimentam a verdadeira liberdade dos autênticos Filhos de Deus, experimentando a eterna juventude”.

E como conselho a Frei Alan, Padre Luís o convidou a nunca se afastar do amor experimentado no seu encontro com Jesus. E para demonstrar a importância desta perseverança, ele contou uma história: “Um músico foi se apresentar num programa de calouros. Eu, que estava assistindo como leigo, achei que ele se apresentou belamente. Quando abriram a palavra aos jurados, um deles afirmou ao músico: ‘se você deixar de tocar um dia, você percebe a diferença. Se você deixar de tocar dois dias, os entendidos percebem. Se você deixar três dias, o público percebe’. Frei Alan, não podemos deixar de viver um só dia sem esta oferta de amor ao Senhor, ao povo. Estar sempre afinado. Basta a cada dia seu cuidado. Cada dia ver este amor fluir em nosso coração e em nossos lábios, pela celebração constante da Eucaristia”.

Ao final da homilia, ambos os presbíteros se abraçaram num gesto de comunhão fraterna enquanto a assembleia aplaudiu efusivamente esta bonita amizade que surgiu na fé. A celebração continuou com os ritos de costume. Após a comunhão, Frei Neuri Francisco Reinisch, representando a Frente de Comunicação da Província Franciscana e a Paróquia São Pedro Apóstolo de Pato Branco (PR), fez sua homenagem a Frei Alan afirmando “Obrigado pelo seu sim, que Deus lhe abençoe e ilumine. Estar participando deste momento importante para você é uma grande alegria. Ele é importante não só para você, mas para a comunidade, para onde você for”. E o frade encerrou sua fala convidando um casal de paroquianos da paróquia do Sudoeste do Paraná para entregar a frei Alan um presente.

Em nome da Paróquia anfitriã da celebração, Solange Zimbrao, também proferiu algumas palavras a Frei Alan. Inicialmente ela recordou de forma breve a sua caminhada de fé. Em seguida, lembrou um trecho da homilia de cada dia do tríduo em preparação para a Ordenação Presbiteral, fazendo a comunidade perceber que toda a caminhada feita foi um momento intenso de reflexão e animação. Por fim, afirmou: “Obrigada pelo seu sim, que a Virgem Santíssima, São Judas Tadeu e o Pai Francisco, como tão carinhosamente vocês os chamam, intercedam por você. Evangelize com a própria vida e, se preciso for, use palavras!”. E encerrando sua homenagem, a comunidade entregou presentes a frei Alan.

Findando e coroando as homenagens, Frei Paulo Roberto Pereira, emocionou a todos. Primeiramente provocou uma calorosa salva de palmas da Assembleia quando agradeceu aos irmãos e irmãs envolvidos em toda a preparação da ordenação, missão e tríduo. “A bondade do Senhor reservou para nós celebrarmos Pentecostes com o dom da vida ministerial de Frei Alan e de toda a Igreja. Os dons do Espírito Santo forjam a Igreja, enviam a Igreja em missão. Por isso quero agradecer aos missionários que nesta semana foram a Igreja enviada pelo Espírito”.

    (toque nas imagens para ampliá-las)

E falando ao neo-presbítero, com voz embargada, recordou que “a vida pessoal do Alan reservou para a ele a possibilidade de ter diversas mães, e este jeito de ser maternal, cuidadoso, ele já está vivendo lá em Curitibanos [a fraternidade onde o frade é guardião, na serra catarinense]. Cuidando do Frei Pedro [Caron] já em idade avançada. E o Alan vai lá onde ele está. Leva o remédio, leva o Pedro para tomar café, coloca o Pedro na cama. E vai no dia seguinte acordá-lo dizendo: ‘frei, está na hora!’. Esse jeito maternal, cuidadoso, deverá ser parte do seu presbiterado, do seu sacerdócio, que é a marca da Igreja: cuidar do mais frágil com jeito de mãe. Muito obrigado!”.

Após a celebração, Padre Lucas convidou a todos os presentes para um delicioso almoço. Na confraternização não faltou alegria e sentimento de gratidão pelos dias transcorridos de celebrações e missões.


Frei Gabriel Dellandrea (texto) e Frei Roger Strapazzon (fotos)