Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Barra do Saí se reúne para a Primeira Missa de Frei Laurindo

19/12/2011

Notícias

Sempre ouvimos que o padre é alguém tirado do meio do povo para depois ser colocado a serviço do povo. Pois foi com muita solenidade que a Comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes se reuniu neste domingo, dia 18 de dezembro, no calor das 10 horas, para agradecer ao Pai, por Cristo, no Espírito. Pela primeira vez, o Júnior foi  a voz do povo numa conversa com o Pai sobre tudo o que Jesus fez e falou.

Antes da missa, a comunidade correndo pra lá e pra cá, as irmãs de novo presbítero preocupadas com os detalhes, as crianças chamando os frades pelo nome mostravam que aquela celebração era realmente significativa. Ali estava a vida dos pescadores, pedreiros, donas de casa, aposentados, veranistas e de tantos outros que se resumiam no pão e no vinho postos sobre o altar.

No altar, vários confrades, o pároco, Padre Sérgio, Frei Nelson Hillesheim, que encaminhou Frei Laurindo ao seminário. Vários diáconos, os colegas de turma que aguardamos a ordenação presbiteral e o tio de Frei Laurindo Lauro da Silva Júnior, Senhor Antônio Gonçalves, que é diácono permanente na arquidiocese de Curitiba.

A liturgia da palavra foi incrementada com uma entrada da Bíblia. As crianças da comunidade trouxeram a palavra de Deus dentro de um barquinho enquanto uma rede de pesca cobria toda a assembleia. Sob a Palavra do Senhor, foi lançada a rede. Frei Nelson ficou encarregado da homilia. Recapitulando toda a história vocacional do Júnior, insistiu no valor da oração para um ministério fecundo.

Ao final da celebração, bastante comoção na entrada de Nossa Senhora dos Navegantes com a bênção do novo presbítero. Um bom almoço esperava a todos no salão da comunidade. A alegria da festa já começava a ceder lugar à saudade dos missionários que por uma semana se espalharam pela Barra do Saí. Parabéns ao Frei Laurindo, novo pescador da família Silva.