Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ato inter-religioso reúne líderes pela paz em São Paulo

01/11/2017

Notícias

ato_01117_1

São Paulo (SP) – Não é uma cena comum de se ver. Quem estava do lado de fora, certamente, estranhou quando viu uma mãe de santo, um monge budista e um sheik entrando no Convento e Santuário São Francisco. Já quem estava do lado de dentro, e acompanhou todo esse encontro, emocionou-se, principalmente no momento em que a “Oração de São Francisco” foi cantada pelo coral de Clara.

O Ato Inter-Religioso pela Paz foi uma realização do Sefras – Serviço Franciscano de Solidariedade, que anualmente promove a Semana da Paz no mês de outubro, lembrando o encontro pela paz promovido pelo Papa João Paulo II na cidade de Assis, na Itália, em 1986. Na ocasião, diversos líderes religiosos afirmaram que todas as matrizes religiosas são responsáveis por difundir e apoiar a cultura de paz e da solidariedade. Este encontro foi tão importante que gerou um movimento chamado “Espírito de Assis”.

E assim, inspirado em Francisco de Assis, que foi um homem essencialmente voltado para o encontro com o outro e com o diferente, um homem do diálogo e da paz, é que o Sefras promove todo ano este evento, que em 2017 teve como tema: “Pela Paz, contra todas as formas de violência”.

ato_01117_3

Na noite desta terça-feira, 31 de outubro, participaram deste ano:  Mãe Caroline de Xangô, representando as religiões de matriz africana; sacerdote Brahma Mamesh, representando o Hinduísmo Hare Krishna), reverendo Jorge de Franca, representando a Igreja Episcopal Anglicana; monge Daniel Calmanowitd, representando o Centro Dharma da Paz – Budismo Tibetano; Sheikh Mohamad Al Bukai, representante da Religião Islâmica; Afonso Moreira Júnior, representando o espiritismo com Allan Kardec;  e Frei Fidêncio Vanboemmel, representando a Província Franciscana da Imaculada Conceição e a Família Franciscana do Brasil. Também fora convidado um representante da Igreja Luterana, mas em função das comemorações dos 500 anos da Reforma Protestante, também ocorrida no mesmo dia, não pôde estar presente.

Logo no início, o ato teve como inspiração o “Canto das Três Raças”, de Clara Nunes, seguido da acolhida de todos os presentes por Frei Alvaci Mendes da Luz, pároco e reitor do Santuário. Para ele, a Igreja de São Francisco sempre estará aberta para os corações que promovem a paz. Em seguida, foi a vez de Frei Vitório Mazzuco, especialista em Teologia Espiritual e em Espiritualidade Franciscana, apresentar Francisco como homem da paz e da solidariedade.

ato_01117_2

De forma rápida, mas profunda, cada representação religiosa falou sobre a paz, conforme sua confissão. Sheikh Mohamad Al Bukai, por exemplo, destacou que São Francisco, e tantos outros personagens ao longo da história da humanidade, como os profetas e Jesus Cristo, continuam vivos porque em vida propagaram a mensagem de viver para o outro. “Este é o verdadeiro segredo da eternidade”, completou. Entre uma fala e outra, coube ao Coral de Clara, projeto desenvolvido pelo Sefras no bairro do Belém, animar o encontro.

Já Frei Fidêncio, o último a se manifestar, disse que cada palavra soava como notas de uma mesma música, que apesar das diferenças estavam em harmonia, longe de desafinarem.

Após essas manifestações, de mãos dadas, foi feito um minuto de silêncio em memória aos mortos pela violência e guerras, seguido de uma oração de cada líder, que, ao seu modo, pediu pela paz. No final, o coordenador do Sefras, Frei José Francisco de Cássia dos Santos, agradeceu aos presentes e convidou a todos para uma confraternização.

 Pascom Santuário São Francisco

ato_01117_4