Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

As Santas Missões Capuchinhas em Santo Amaro

25/03/2015

Notícias

820x

Frei Daniel Dellandrea, ofm – Pároco

A Paróquia de Santo Amaro celebrou durante o tempo quaresmal as Santas Missões Populares Capuchinhas realizadas pelos freis missionários capuchinhos do Paraná e Santa Catarina. As missões tiverem início no dia 21 de fevereiro e o seu encerramento no dia 22 de março. Em sua história, a Paróquia de Santo Amaro já vivenciou muitas missões populares, sendo a última orientada pelos frades missionários Capuchinhos do Rio Grande do Sul no ano de 1981. Destaco aqui o comentário de um paroquiano: “Eu cresci ouvindo sobre as missões capuchinhas que aconteceram em Santo Amaro no inicio da década de 1980. Sempre me indaguei: que acontecimento teria sido aquele, que mesmo passados 30 anos, nossos pais mantinham aqueles momentos vivos na memória? Agora eu entendi! Entendi que as missões é um grande encontro com Cristo para que a nossa vida seja transformada por Ele.” E de fato, as Santas Missões de 2015 fizeram reviver lembranças do passado e marcar com a fé a vida da nova geração.

O objetivo geral das Missões era: Tornar uma Igreja mais evangelizadora, participativa e unida, tendo como inspiração as indagações do Plano de Pastoral Arquidiocesano de Florianópolis: Que Igreja queremos ser? Que Igreja Deus quer que nós sejamos? E tendo como objetivos específicos: Animar os agentes de pastorais de nossas comunidades, despertar novas lideranças, incentivar e resgatar a participação dos afastados nas celebrações da comunidade e motivar para a conscientização e participação do Dízimo.

Para que as Santas Missões fossem uma realidade entre nós, várias reuniões com as lideranças de nossas comunidades aconteceram, sendo a primeira, no dia 16 de agosto de 2014, com a presença do missionário frei Marco Antônio.

Já em janeiro deste ano, iniciaram-se as Novenas populares em preparação às Santas Missões. Estas eram realizadas nas casas das famílias, nos grupos de oração e nos Grupos Bíblicos em Família. As novenas populares motivaram nossos corações e a de nossa Igreja doméstica para acolher este tempo especial de animação, de despertar da fé e de renovação. No mesmo período, todas as comunidades encheram as diversas localidades com faixas, cartazes, bandeiras e outdoors com propagandas e a data das missões em sua respectiva comunidade.

Com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima nas mãos, a primeira missionária, chegaram a nossa Paróquia os Freis Missionários Capuchinhos no dia 21 de fevereiro. Durante um mês todas as nossas 23 comunidades receberam a visita de um ou dois missionários capuchinhos de acordo com cada realidade. A equipe missionária dos freis capuchinhos era formada por 06 frades. Durante a semana de missões foram realizados: Celebrações litúrgicas às 14:30hs e 19:30hs; palestras sobre os temas da Fé, Sentido da Vida, Amar a Deus e Reconciliação, Família e Oração, Igreja e Vida Comunitária; Visita aos enfermos e atendimento de confissões; Encontros com as crianças de 06 a 12 anos, adolescentes e com a juventude; Dinâmicas e devoções populares como a oração do Terço, celebração da Luz e Adoração ao Santíssimo. No último dia da missão em cada comunidade foi realizada uma procissão luminosa e a bênção do Cruzeiro.

A alegria e o entusiasmo das santas missões fez com que as pessoas não guardassem esta graça só para si. Cada um sentiu-se motivado à missão, a propagar esta boa notícia, o que fez com que nossas Igrejas começassem a ficar lotadas com o número de participantes. Quem participou das Santas Missões sentiu-se realmente abençoado e determinado a anunciar a exemplo dos primeiros discípulos: “Quanto a nós, não podemos nos calar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20). A expressão maior da adesão às Santas Missões foi a missa de encerramento no dia 22 de março que contou com a presença de 05 mil pessoas. Foi uma celebração de Ação de Graças onde brilhava os sinais da missão franciscana: simplicidade, alegria, fraternidade, gratidão e o desejo sincero de Paz e bem!