Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Apresentações musicais em Assis prestam tributo a Maria

04/05/2012

Notícias

Continua neste ano a experiência iniciada em 2011 com a série de apresentações musicais denominadas “Elevações Espirituais Marianas” durante o mês de maio, dedicado a Nossa Senhora.

A programação oferece quatro apresentações corais nos domingos do mês de maio, às 15h30, na basílica de Santa Maria dos Anjos, na Porciúncula. A entrada é franca.

Participam formações corais da Umbria e do Lácio. No dia 6 de maio, apresenta-se o Ensemble Libercantus, dirigido pelo maestro Vladimiro Vagnetti. No dia 13, o coro Laudesi Umbri, de Spoleto, dirigido pelo maestro Antonio Giannoni. Em 20 de maio, é a vez do coro Città di Bastia, dirigido pelo maestro Piero Caraba. E em 27 de maio apresenta-se o coro Vocalia Consort, de Roma, dirigido pelo maestro Marco Berrini.

Nova Porciúncula de Assis em São Francisco

A Nova Porciúncula de São Francisco, na Califórnia, inaugura uma exposição dedicada à Virgem Maria, organizada pelos Cavaleiros de São Francisco de Assis em parceria com a Obra da Porciúncula. A mostra começa hoje e vai até 31 de outubro.

Este santuário nacional de São Francisco de Assis e a sua capela dedicada a Maria, a Porciúncula Nova, não apenas se situa no centro da cidade de São Francisco, perto da Chinatown e de North Beach, mas é também, de acordo com seu site, “o coração de São Francisco, onde, de modo real, o céu e a terra se encontram como em nenhum outro lugar da cidade”.

Uma das razões da unicidade deste santuário é a sua verdadeira localização urbana, na segunda cidade mais povoada dos Estados Unidos. No meio da mistura barulhenta e caótica, o santuário e a capela mariana oferecem um oásis de paz, serenidade e alívio para o espírito sedento.

A exposição mostra a Virgem Maria na arte e o seu papel na história da salvação, com particular destaque para o modo próprio como ela foi representada no Santuário da Porciúncula. A basílica de Santa Maria dos Anjos conserva testemunhos artísticos de indiscutível valor, tanto no tocante à história da iconografia mariana quanto à própria história da arte.

Para mais informação: www.knightsofsaintfrancis.com