Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Aos 65 anos, falece Frei Vilmar Alves da Silva em Lages (SC)

09/04/2024

Notícias

Na noite de ontem, dia 8 de abril, em Lages (SC), Frei Vilmar Alves da Silva faleceu, após um período de semanas de internação hospitalar tratando-se de complicações renais, que foram se estendendo para outros órgãos. Desde 2020, Frei Vilmar estava fazendo tratamento de hemodiálise como sequela da Covid-19, que atingiu gravemente não somente seus pulmões, mas também os rins.

Há três semanas, Frei Vilmar foi entubado e entrou em estado de coma, após uma parada respiratória, progredindo o problema à falência dos órgãos. Ontem, os médicos suspenderam a diálise e os antibióticos, administrando somente a morfina e alimentação. Ele foi a óbito por volta da 22h00, tendo sido acompanhado durante todo este tempo por familiares e pelos confrades da Fraternidade Franciscana do Patrocínio de São José.

A Fraternidade comunica que o corpo está sendo velado na igreja do Conventinho desde às 03h00 até às 15h00 de hoje, quando será celebrada a Missa Exequial de corpo presente, seguida pelo sepultamento no jazigo dos frades no Cemitério Cruz das Almas.

Confiemos a alma deste irmão, assim como o consolo de seus familiares, à misericórdia de Deus!

DADOS PESSOAIS, FORMAÇÃO E ATIVIDADES

Nascimento: 09/06/1958 (65 anos de idade)
Naturalidade: Lages (SC)
Admissão no Noviciado: 20/01/1982
Primeira Profissão: 10/01/1983 (41 anos de Vida Religiosa)
Profissão Solene: 03/08/1987
Ordenação Presbiteral: 08/07/1989 (34 anos de Ministério Presbiteral)
1983-1985 – Fraternidade São Boaventura (Campo Largo, PR), para estudos filosóficos;
1986-1989 – Fraternidade Sagrado Coração de Jesus (Petrópolis, RJ), para estudos teológicos;
30/11/1989 – Fraternidade do Seminário Santo Antônio (Agudos, SP), como Orientador e estudante;
17/01/1992 – Fraternidade São Francisco Solano (Curitibanos, SC), como Vigário paroquial e Vigário da casa;
05/12/1995 – Fraternidade do Patrocínio de São José (Lages, SC), como Auxiliar do Colégio e estudante;
27/05/1996 – Fraternidade Santo Antônio (Bauru, SP), como Vigário paroquial e estudante;
07/11/2003 – Fraternidade Bom Jesus dos Aflitos (Sorocaba, SP), como Guardião e Pároco;
17/12/2009 – Fraternidade Porciúncula de Santana (Niterói, RJ), como Guardião e Pároco;
12/12/2012 – Fraternidade do Patrocínio de São José (Lages, SC), como Pároco e Vice-presidente da Fundação Frei Rogério;
12/12/2018 – Fraternidade do Patrocínio de São José (Lages, SC), como Vigário paroquial;
17/12/2021 – Fraternidade Bom Jesus dos Perdões (Curitiba, PR), como Vigário paroquial;
08/02/2023 – Fraternidade do Patrocínio de São José (Lages, SC), para tratamento de saúde.

O FRADE MENOR

Frei Vilmar Alves da Silva é filho de Cicero e Oldete da Silva. O primeiro filho de uma família de 7 irmãos. Nascido em Lages (SC), Frei Vilmar lembrava que havia nascido numa família simples, com a mãe do lar e o pai formado em eletricidade industrial e comercial. A formação católica e o testemunho da mãe influenciaram muito sua vocação. Foi coroinha quando pequeno na Capela São José, cuidada pelos Redentoristas no Bairro Coral, em Lages. Com o tempo descobriu São Francisco e decidiu ser franciscano. Sua comunidade local sempre o ajudou nas despesas do tempo de seminário; começou sua caminhada formativa em 1979.

No ano de 1996, embora transferido para Lages onde trabalhou um tempo no Colégio, também prestou serviços no Noviciado de Rodeio (SC), em Ituporanga (SC) e Florianópolis (SC). No segundo semestre do mesmo ano iniciou a graduação em Psicologia em Bauru (SP). O curso durou quatro anos. Era um grande desejo que pôde ser realizado. Destacava que em Curitibanos (SC) conseguiu fazer um trabalho junto à prefeitura com o estatuto da criança e do adolescente que foi de suma importante para a comunidade.

Em 2003, por ocasião de sua transferência para Sorocaba (SP), a coordenação da Paróquia de Bauru fez o seguinte depoimento: “Precisamos ter dentro da Igreja padres com Frei Vilmar, fortalecendo sempre a fé dos fiéis, tendo pulso forte nas horas certas, zelando pelo bem-estar de todos e acompanhando a evolução dos séculos. Pessoas como ele trazem unidade para o rebanho e ajudam a seguir o Evangelho de Jesus Cristo”.

Há alguns anos, no seu autorretrato, Frei Vilmar assim se descreveu:  “me considero uma pessoa tranquila (antigamente ingênuo). Aprendi durante os meus anos de caminhada a ter pulso firme e brigar pelo que desejo. Hoje me sinto mais seguro, e muito apaixonado pela vida de São Francisco de Assis”.

Sobre a vida religiosa dizia que todo aquele que ama Jesus, procura uma identificação com as coisas de Deus; para isso acontecer é necessária muita oração. Precisa deixar as influências do mundo e coragem para ser fraterno.

Frei Vilmar foi pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Lages, por seis anos. Compunha o Conselho Nacional Lareira (Movimento de casais), como Diretor Espiritual.

Foi transferido para a Fraternidade Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba (PR), no final de 2021, para atuar como Vigário paroquial na paróquia de mesmo nome, enquanto podia seguir com tratamento de hemodiálise, sequela da Covid-19. Devido às complicações de seu estado de saúde, em 2023, foi transferido de volta para Lages para continuar tratamento e poder ser acompanhado mais proximamente de seus familiares, que estiveram com ele, assim como os irmãos da fraternidade até o fim.