Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Aos 40 anos, Frei José Hugo é eleito Ministro Provincial dos Conventuais

23/09/2021

Notícias

Aos 40 anos, Frei José Hugo da Silva Santos é o novo Ministro Provincial da Província São Francisco de Assis, da Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv). O secretário Provincial foi eleito na sessão capitular que começou às 10h30 desta quinta-feira, 23 de setembro de 2021. Frei Hugo assume o serviço que foi de Frei Aloísio de Oliveira.

Frei José Hugo é natural de São Paulo, onde nasceu no dia 3 de março de 1981. Ele ingressou na Ordem Franciscana em 16 de fevereiro de 1999, onde fez a sua profissão simples em 17 de fevereiro de 2003, tornando-se professo solene em 17 de fevereiro de 2007. Foi ordenado presbítero no dia 29 de março de 2008, na Igreja Senhor do Bonfim, por Dom Angélico Sândalo Bernardino, então bispo de Blumenau.

O novo Ministro Provincial é graduado em Filosofia, Bacharel em Teologia e Administração de Empresas. Nos últimos oito anos ele foi escolhido para ser ecônomo provincial, onde realizou um trabalho extremamente positivo à Fraternidade Provincial.

No Capítulo de 2013, Frei José Hugo foi eleito como ecônomo e formador do pós-noviciado; em 2017, foi reeleito ao cargo de ecônomo e, desta vez, também foi eleito Secretário Provincial e Diretor do Colégio Franciscano Seibo, em Mogi das Cruzes-SP. Além disso, trabalhou diretamente na administração da Milícia da Imaculada.

Hoje, foi escolhido pelos irmãos para coordenar a Província São Francisco de Assis, da Ordem dos Frades Menores Conventuais.

Os Frades Menores Conventuais (OFMConv) estão reunidos desde o dia 20 de setembro na casa de Retiros São Francisco de Assis, em Campo Largo (PR), onde está acontecendo a primeira fase do XII Capítulo Provincial ordinário da Província São Francisco de Assis. Participam desta assembleia 47 frades, entre eles Frei Rogério Xavier (assistente geral da Federação dos Conventuais da América Latina-FALC), que presidirá às sessões, e três freis convidados: Frei Clevis Mafra dos Santos (MA), Frei Ronaldo Gomes da Silva (RJ) e Frei Gilberto de Jesus Rodrigues (DF).

O tema escolhido para inspirar este capítulo, é a Regra de vida dos Frades Menores, deixada por São Francisco de Assis: “Regra e a Vida destes irmãos é esta: viver em obediência, em castidade e sem nada de próprio e seguir a doutrina e as pegadas de Nosso Senhor Jesus Cristo” (RNB 1,1)

Oremos por nosso novo Ministro Provincial e por toda Ordem!


Conheça mais os Conventuais no site: https://www.franciscanosconventuais.org.br/