Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Aniversário da Laudato Si’ é celebrado no Kimbo São Francisco de Angola

25/05/2020

Notícias

Em isolamento social devido à pandemia do coronavírus, a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA) participou da Semana Laudato Si’, que se encerrou neste domingo (24 de maio), aniversário dos 5 anos da encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco.

O encerramento da Semana Ecológica teve lugar no Kimbo São Francisco de Assis, no bairro de Palanca, na capital Luanda, com a celebração da Santa Missa, que teve início por volta das 10h40, presidida por Pe. Celestino Epalanga, SJ, diretor geral da Comissão Episcopal de Justiça, Paz e Migrações da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) e concelebrada por Frei João Alberto Bunga, secretário da Fundação e mestre nesta Fraternidade. Também fizeram parte desta celebração quatro membros da mesma Comissão e os Frades Menores do Palanca. No fim da celebração, fez-se, em volta de uma árvore, a Oração Comum para o quinto aniversário da Laudato Si‘ seguida da oração final.

O celebrante lembrou aos presentes que a proposta do Papa Francisco sobre o cuidado da criação não deve ser simplesmente teórico mas prático, pois a natureza e todas as criaturas carecem dos cuidados de todos pelo bem-estar da vida na Terra.

A Semana, que foi celebrada em todo o mundo, teve como tema “Tudo está interligado”. Durante a semana, as reflexões foram feitas exclusivamente pela internet, conduzidas por Frei João Bunga e Frei André Gurzynski. Além da Comissão da CEAST, a atividade teve apoio da Rádio Eclésia, emissora católica de Angola e da Ordem dos Frades Menores da Fundação e Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Frei Eduardo José Cavita Camunha