Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Animadores do JPIC realizam V Encontro Continental das Américas

09/09/2017

Notícias

jpic_090917G

Anápolis (GO) – Entre os dias 1 e 8 de setembro, aconteceu na cidade de Anápolis (GO), o V Encontro Continental das Américas (ECA) do JPIC – Serviço de Justiça Paz e Integridade da Criação, organismo da Ordem dos Frades Menores. O evento aconteceu no Seminário Regina Minorum, da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil.

Cerca de 50 pessoas participaram do encontro, entre frades de diversas províncias, religiosas e leigos. Frei Valmir Ramos, Definidor Geral para América Latina, esteve presente, além de Frei Jaime Campos e Frei Rufino Lim, da animação do JPIC em Roma. Participaram do encontro os representantes da Conferência do Cone Sul (3 entidades na Argentina, Paraguai e Chile), Bolivariana (7 entidades na Venezuela, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia), México, América Central e Caribe (7 entidades) e a Conferência Brasileira (9 entidades). Pela Província Franciscana da Imaculada Conceição participaram Frei César Külkamp, Vigário Provincial e Delegado para Evangelização da Conferência Brasileira, Frei James Girardi, Animador Provincial do JPIC, Frei José Francisco, Diretor do Sefras e Frei Atílio Battistuz, missionário na Amazônia peruana.

O tema escolhido para esta V ECA foi “O grito da terra, o grito dos pobres na dimensão do JPIC”. O encontro, que é trienal, é um momento de partilha de experiências e ações realizadas em cada país e também de formação. Entre os temas trabalhados neste encontro estão a importância da saúde popular e comunitária; estudo sobre os impactos dos projetos de mineração no Brasil, conduzido por Frei Rodrigo Peret, do movimento Igrejas e Mineração. Moema Miranda, diretora do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – Ibase, falou sobre a Encíclica Laudato Si. No dia 7 de setembro, feriado nacional da Independência, Frei Rodrigo Peret falou sobre democracia e a questão política.

Centro de Acolhida para Imigrantes
Frei Jose Francisco, do Sefras, falou sobre a realidade das imigrações no Brasil e apresentou o trabalho realizado no Centro de Acolhida para Imigrantes, em São Paulo. Inaugurado em 2014, ele atende 120 pessoas, vindas de 43 nacionalidades diferentes.

No Centro, os acolhidos têm aulas de português, orientações sobre direitos educacionais, atendimento jurídico, além de encaminhamento profissional e moradia. Em aos imigrantes e refugiados. Até agosto de 2017, 10.549 pessoas foram atendidas.