Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Anfitriões abrem Congresso de Meninos Cantores do Brasil

13/10/2015

Notícias

Petrópolis, reconhecida nacionalmente como a cidade dos corais, recebe nesta quinta-feira (15), a primeira atração do XIV Congresso Regional de Meninos Cantores do Brasil, promovido pela Federação Nacional. O Concerto de Abertura, que será realizado pelos anfitriões do encontro, os corais dos Canarinhos de Petrópolis e das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, marca o início de três dias de eventos gratuitos em diferentes locais do município. A apresentação será na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, às 20h.

“É uma grande alegria receber em nossa cidade grandes corais, com tradição e alto nível musical, de diversas regiões do Brasil. Estamos animados em poder recepcioná-los com este primeiro concerto, será um grande momento de confraternização com os nossos colegas do canto coral”, comemora o maestro do Coral dos Canarinhos e presidente da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil, Marco Aurélio Lischt.

Durante a solenidade de abertura, os coros participantes do Congresso serão apresentados ao público, com o desfile da bandeira de cada instituição. Além dos Canarinhos e das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, também participam o Coral Mater Verbi  (Juiz de Fora/MG), Pequenos Cantores de Cássia (Cássia/MG), Coral Canarinhos de Itabirito (Itabirito/MG), Meninos Cantores de Campinas (Campinas/SP), Coral Mater Ecclesiae (Santa Luzia/MG) e Coral Mosteiro São Bento (Brasília/DF).

Canarinhos-450Após o desfile, o Coral das Meninas dos Canarinhos, sob a regência do maestro Marcelo Vizani e acompanhamento do pianista Ramon Theobald, abrirá a série de concertos do Congresso. O programa inclui as obras Danny Boy, com arranjo de David Downes, Regina Caeli, de Ramiro Real, Ave Maria de Tim Blickhan e Haec Dies II, de Antônio Gastão, feita especialmente para o primeiro CD do grupo vocal.

Em seguida, se apresentará o Coral dos Canarinhos de Petrópolis, sob a regência do maestro Marco Aurélio Lischt. O repertório apresentará as canções A Hymn to the Virgin, de Benjamin Britten, Ave Regina Coelorum, do músico brasileiro Alexandre Schubert, Eli, Eli!, de György Bárdos e All That Hath Life and Breath Praise Ye the Lord, de René Clausen.

Além do Concerto de Abertura, na sexta-feira (16), será realizado o Concerto de Gala no Theatro Dom Pedro, às 20h. O evento contará com apresentações individuais dos grupos vocais. Já no sábado (17), acontece a missa de encerramento do Congresso, presidida pelo bispo diocesano de Petrópolis Dom Gregório Paixão, com acompanhamento dos corais.  A celebração será na Catedral São Pedro de Alcântara, a partir das 16h.

Mais informações sobre o Congresso Regional de Meninos Cantores do Brasil, ou sobre as atividades do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis podem ser consultadas pelo telefone: (24) 2104-4141, pelo site www.canarinhos.com.br ou pelo Facebook: http://fb.com/canarinhosdepetropolis.

Philippe Fernandes, especial para este site