Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Agudos já está em clima de Capítulo das Esteiras

22/09/2014

Notícias

 

gaspar

Moacir Beggo

fidencio

Ministro Provincial Frei Fidêncio

Agudos (SP) – O Seminário Santo Antônio de Agudos, a 400 km de São Paulo, já vive em clima de Capítulo das Esteiras. Os frades chegam dos quatro cantos da Província da Imaculada Conceição (Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina) para esse momento especial de celebração e confraternização. Em carros, vans e ônibus, são recebidos ao cruzar o portão do belo Seminário de Agudos com fogos, música e muito festa.

Será assim até quinta-feira, como diz o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, explicando que este Capítulo tem a finalidade de reviver aquele espírito de fraternidade que vem desde os primórdios da Ordem, quando os primeiros irmãos se reuniram ao redor de São Francisco de Assis. “Não é uma coisa nova. Desde o início da Ordem, o Capítulo das Esteiras mantém elementos importantes como: alegria do encontro, alegria de conhecer os irmãos, alegria de estar juntos na oração, na reflexão, na descontração”, explica Frei Fidêncio.

“Não deixa de ser um Capítulo, mas é feito com mais leveza e descontração. Vamos refletir sobre nossa vida fraterna, mas não teremos a preocupação de sair daqui com planos, projetos e decisões. Trata-se de um encontro informal, onde todos têm a liberdade de se expressar. Outro elemento importante é a presença do Ministro Geral, Frei Michael Perry, que vai apresentar suas expectativas, ouvir os confrades e dizer o que ele espera de nossa Província”, acrescenta o Ministro Provincial. Este é o primeiro encontro do representante de São Francisco com os frades da Província da Imaculada desde que foi eleito em maio do ano passado.

Frei Fábio

Frei Fábio

Para Fidêncio, a presença dos jovens postulantes, aspirantes, noviços, e dos frades com profissão temporária da Filosofia e Teologia, é outro ponto a destacar. “Isso mostra a vitalidade da Província, mesmo que ela tenha sofrido uma diminuição numérica”, acredita. “Depois creio que a dinâmica montada pela Comissão Preparatória do Capítulo é muito interessante: em primeiro lugar por caminhar com a proposta da Ordem, refletindo sobre o tema ‘Frades Menores em nossos tempos'”, observou, elogiando o fato de fraternidades terem “fechados” as portas para seus frades estarem em Agudos. Na terça-feira, os frades refletirão sobre o tema da Fraternidade; na quarta-feira, sobre a Minoridade; e, no último dia, sobre a Atualidade.

elias

Tiago Elias

Ao meio-dia desta segunda-feira chegou o ônibus com o maior grupo de frades da Província, vindo de Santa Catarina. Entre eles,  Frei Nestor Kuhn, que, aos 93 anos, está celebrando seu jubileu de 60 anos de vida presbiteral. Também vieram neste ônibus os noviços de Rodeio.

 

No final da tarde, uma van trouxe os frades do Espírito Santo e, com o ônibus que trouxe os frades de Petrópolis, do Rio e da Baixada, faltavam poucos irmãos para completar a lista de inscritos. Frei Olavo Seifert, aos 95 anos, é o frade mais idoso da Província e viajou do Rio de Janeiro para participar do encontro.

No domingo, uma van trouxe os frades estudantes de Filosofia, que residem em Rondinha, com o seu Mestre, Frei Fábio C. Gomes. “Será um momento de celebrarmos nossa vocação”, acredita Frei Fábio. Desde a sexta-feira, os postulantes, com seu Mestre Frei Marcos dos Santos, ajudam nos preparativos finais para o encontro. “Estou muito ansioso por este momento. É o meu primeiro encontro”, confessa o postulante Tiago Gomes Elias.

O evento terminará às 16h30 com a Missa de Ação de Graças pelos jubileus de frades que celebram 25, 50 e mais anos de vida religiosa e sacerdotal.