Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ações solidárias na Igreja do Navio atendem mais de 500 pessoas

A solidariedade é a palavra que pode definir as ações solidárias no final de semana. O segundo mutirão do Auxílio Emergencial e o primeiro Varal Solidário foram realizados no sábado (30), no pátio da Igreja do Navio, em Lages. O grupo de Jovens da Fraternidade Franciscana atendeu a mais de 300 pessoas e doou mais de 500 peças de roupas. No primeiro mutirão foram atendidas mais de 200 pessoas.

Novos cadastros, consulta de situação do benefício e orientações para saque da conta digital pelo aplicativo Caixa Tem foram algumas das dúvidas respondidas pelos 15 voluntários que participaram da ação. O mutirão do Auxílio Emergencial, começou às 14 horas e encerrou por volta das 17h30. Durante esse período, as pessoas foram orientadas na fila e somente continuavam aguardando caso fosse necessário realizar cadastro nos aplicativos da caixa. As consultas de situação do benefício eram vistas na fila por meio do telefone 111, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. Todos os atendimentos foram realizados seguindo as normas de prevenção ao novo coronavírus.

A voluntária e uma das integrantes do grupo, Evelin Wulf Cardoso, destacou que a experiência tem sido enriquecedora para ela. “Poder ver nos olhos das pessoas, a alegria em fazer o cadastro ou de saber que o resultado foi positivo já vale muito a pena”. Segundo Evelin, somente por saber que essas pessoas terão o auxílio garantido por três meses e ela ter colaborado por meio dessa ação já é satisfatório. “Muitas pessoas terão o que comer nesses meses, por conta desse auxílio. Eu fico muito feliz de participar dessa ação”, concluiu.

Além do mutirão do Auxílio, os jovens também promoveram o primeiro Varal Solidário. Foram mais de 500 peças de roupas doadas para a comunidade local. Esses agasalhos foram arrecadados nas últimas semanas, além das pessoas que foram doar durante a tarde. Outro voluntário e também integrante da Fraternidade, Guilherme Augusto dos Santos, destacou que muitas pessoas buscavam com sacolas para levar para toda a família: “Em diversos momentos, não conseguíamos dar conta de repor os agasalhos no local. Além da demanda em busca dos agasalhos, atendíamos também as doações. Esquenta o coração saber que muitas pessoas terão como se aquecer nesses próximos dias”.

As arrecadações de roupas continuam. Quem desejar doar seus agasalhos poderá deixar na secretaria da Paróquia do Navio durante a semana em horário comercial. E quem deseja buscar algum agasalho ou informar quem está precisando pode entrar em contato pelas redes sociais do grupo ou ir direto na secretaria.

Grupo de jovens franciscanos da Paróquia do Navio