Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Acampamento: o “amargo se converteu em doçura”

11/10/2017

Notícias

acampamento_111017_G

Bauru (SP) – Para aprofundar o carisma franciscano nos anfitriões da próxima Missão Franciscana da Juventude em Agudos e Bauru (SP), que será em janeiro de 2018, neste último final de semana (06 a 08) aconteceu o primeiro Acampamento Franciscano da Juventude. O local escolhido foi uma chácara em Bauru, que acolheu os 40 jovens que disseram “sim” para a iniciativa. Além deles, lideranças das paróquias franciscanas das duas cidades ajudaram a preparar e conduzir o encontro que foi promovido pelo Serviço de Animação Vocacional. Para encantar ainda mais marcaram presença também na organização e na condução das orações a Irmã Isabel Simeoni, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, e as noviças Joselma e Dani, das Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica.

A temática abordada nas reflexões, e que também inspirou as atividades durante o acampamento, foi retirada do Testamento de São Francisco de Assis, quando relatando a sua experiência em encontrar-se com o leproso, exclamou dizendo que o “amargo converteu-se em doçura”. A mudança de perspectiva do santo inspirou os campistas a verem alguns valores a partir do olhar da fé, da superação, do encontro consigo mesmo, com a misericórdia de Deus e com o outro. Entretanto, maiores detalhes sobre o que foi vivido neste acampamento permanece no segredo da experiência do encontro com o Criador.

O SAV – Serviço de Animação Vocacional agradece o apoio das paróquias envolvidas, dos jovens participantes e das lideranças que organizaram o encontro. Abaixo há algumas partilhas feitas pelos jovens nas redes sociais, pois a escrita revela o mais íntimo daquele que, com coragem, conduz as palavras sobre aquilo que quer expressar.

“Obrigada por esse fim de semana incrível. Mudou minha perspectiva de vida. Essas atividades (que pra mim foram mais ensinamentos) me transformaram muito e mudou muito a minha forma de pensar. Posso dizer que o meu físico está acabado (e as atividades também me fizeram perceber que quando você está muito cansado, que sente que não vai aguentar mais, Deus está do seu lado segurando a sua mão e aí você consegue. Foi o que aconteceu comigo em uma das atividades), mas o espiritual está maravilhoso, está renovado. Eu sinto que eu renasci e eu quero ser uma pessoa melhor de hoje em diante e o que eu puder mudar de melhor eu vou tentar, estou muito feliz. Obrigada de coração”.

“A princípio meu maior medo era ter meu emocional um tanto abalado. E quando me fizeram enxergar que eu tinha que experimentar participar, eu não tinha noção alguma de que este final de semana me faria amadurecer tanto. Não sabia que voltaria com minha fé tão renovada. E além de agora ter uma família de sangue, eu também estou tendo a oportunidade de ter uma família espiritual. Eu não tinha noção do quanto eu precisava estar neste acampamento este final de semana e agora eu realmente sei que Deus é muito maravilhoso e o quanto Seu tempo é certo. E hoje eu só rezo para que muitas outras pessoas possam ter essa inesquecível experiência” (Ana Carolina Leme).

“Hoje acordei “moída”, ainda cansada, trazendo pelo corpo as marcas das picadas que levei, mas com o coração tomado de alegria após um final de semana maravilhoso. Todos que lá estavam puderam compartilhar do meu testemunho. Maiores do que as marcas que trago fisicamente são as que trago no meu coração. Agradeço imensamente a todos que se dedicaram com amor para que o acampamento se realizasse. Por toda correria que fizeram e tudo mais. Citar nomes seria uma injustiça minha porque poderia esquecer alguém e cada um sabe o quão importante foi a sua parcela de contribuição. Aos mentores dessa iniciativa, Freis Diego e Gabriel e Irmã Isabel, minha eterna gratidão pelo convite para ser uma guardiã e por tudo o que vivi com meus filhos do coração. Essa experiência foi, com toda certeza, um divisor de águas na minha vida e o quanto o Senhor fez em mim também. Como disse ontem, eu não vivi a parte física das provas com eles, mas com toda certeza vivi intensamente toda a espiritualidade. Gratidão a todos. Deus abençoe a cada um!” (Jaqueline Cardoso).

“Vou deixar que alguns jovens falem por mim… ‘Boa noite seu Fernando, obrigada por tudo o que o senhor fez por nós nesse acampamento, e o que senhor faz pelo grupo de jovens, foi tudo maravilhoso, sai de lá outra pessoa, com uma nova perspectiva pra minha vida e com o espírito mais Franciscano! Obrigada de coração’” (Fernando Ferreira).