Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A medida para amar a Deus é amá-Lo sem medida

24/08/2018

Notícias

Bauru (SP) – “Frei José, como nos diz Santa Clara – Padroeira de sua Paróquia – nunca perca o ponto de partida… Olhe sempre para o seu chamado, o início de sua vocação franciscana”. Ontem, 23 de agosto, na Paróquia Santa Clara de Assis de Bauru (SP), celebramos o segundo dia do tríduo em preparação a ordenação presbiteral do Frei Jose Raimundo de Souza. “A vocação religiosa franciscana” foi o tema da Celebração Eucarística presidida por Frei Alan Maia de França Victor, confrade de turma do Frei José. Irmãos e irmãs da OFS (Ordem Franciscana Secular), duas irmãs franciscanas (uma das irmãs Franciscanas do Amparo e outra das irmãs franciscanas de Ingolstadt), frades da Província, aspirantes à vida religiosa franciscana, os missionários e o povo de Deus das duas paróquias franciscanas de Bauru, celebraram com alegria o dom da vocação à vida religiosa franciscana de Frei Jose Raimundo.

A vocação religiosa franciscana, segundo o exemplo de São Francisco de Assis, é seguir Cristo pobre e crucificado. Nesta vocação, o religioso franciscano (a) segue Jesus sem ter nada de próprio, conforme seu modo de vida. É, de acordo com o evangelista Mateus, deixarmos tudo por causa de Cristo. Toda vocação, matrimonial ou religiosa, tem preocupações e também exigências próprias que devem ser observadas com fidelidade.

jose_240818_2O presbítero franciscano deve ter sempre em mente que, antes de ser ministro ordenado, sua primeira vocação é ser frade menor. Assim, Frei José Raimundo, quando abraçar o ministério ordenado, nunca deverá perder de vista seu ponto e partida, ou seja, deverá viver seu ministério observando Cristo pobre e crucificado, colocando-se a serviço dos mais humildes e necessitados. O ministério do presbítero franciscano não é autopromoção. É, antes de tudo, serviço, amor a Jesus Cristo pobre e crucificado sem medida, como diz São Bernardo: A medida para amar Deus é amá-Lo sem medida, ressaltou Frei Alan em sua homilia.

Logo após a homilia, Frei José Raimundo renovou seus votos religiosos na vida franciscana como frade menor, assumiu publicamente, de livre vontade, os compromissos do ministério presbiteral de forma definitiva e perpétua. Ao final da Missa, rezou de joelhos a oração de São Francisco de Assis diante de Cristo crucificado, pedindo a luz de Deus e uma fé firme.

Após a Missa, em clima de confraternização e alegria, os missionários e missionárias, os frades, as irmãs e aspirantes franciscanos partilharam seu segundo dia de missão nas comunidades paroquiais.

Frei José Raimundo de Souza será ordenado presbítero por Dom Caetano Ferrari, bispo emérito da Diocese de Bauru, neste sábado, dia 25 de agosto, às 19 horas, na Paróquia Santo Antônio, no Jardim Bela Vista, em Bauru. No dia seguinte, domingo, às 9h30, celebra a sua Primeira Missa na Paróquia Santa Clara de Assis, na Vila Industrial II.


Frei Camilo Martins e Pascom Paróquia Santa Clara