Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A Jufra está nascendo na Paróquia São Francisco de Assis

03/06/2016

Notícias

jufra_1

O carisma franciscano é de todo aquele que, casado ou consagrado, jovem ou até de mais idade, sonha como sonhou o pobre de Assis! Assim está sendo para os jovens da Paróquia São Francisco de Assis de Duque de Assis – RJ. Próximo de completar um ano, estes jovens estão seguindo os passos formativos para uma futura ereção de uma JUFRA – Juventude Franciscana.

Abaixo, segue uma pequena reflexão da parte deles carregada de ousadia e de inspiração franciscana.


“Queridos Irmãos, paz e bem!

Nós somos a juventude da Paróquia São Francisco de Assis, localizada em Campos Elísios – Duque de Caxias. […] Nos reunimos no encontro de formação para aos poucos assumirmos o carisma da JUFRA (Juventude Franciscana) em nossa Paróquia na Baixada Fluminense. Nosso encontro aconteceu na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Petrópolis. O objetivo de nossa tarde foi refletir acerca da vida de São Francisco de Assis.

jufra_2

Aprofundando nessa reflexão, levamos em conta que, apesar da distância temporal, vivemos as mesmas condições vividas por Francisco: avanço tecnológico, desenvolvimento das ciências, conflitos por terra, consumo desnecessário, altas taxas de criminalidade, doenças, epidemias, distância do povo em relação ao clero e dos governantes. Como não poderíamos deixar de mencionar, vivemos em uma sociedade corrupta e com grandes distâncias entre as classes, que tristemente, com ações repetitivas, insistem em massacrar os menos favorecidos.

Contudo, sonhamos e apostamos em livrar nossos dias das armadilhas deste mundo, imposta por esta sociedade afastada dos valores essenciais da vida. Queremos encontrar a força encarnação, a “loucura” do Cristo crucificado e a autenticidade de sua Ressurreição para anunciar um novo tempo. Confiamos que não pessoa mais autentica do que o próprio Francisco de Assis. Quem quer ser Francisco?”.

Aqui, nossa grande estima a estes irmãos que, ao modo jovem de ser, assumem verdadeira e profeticamente os passos de Cristo de acordo com a proposta de São Francisco a todos os jovens.

jufra_3

jufra_4

jufra_5