Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A exemplo de Santo Antônio e Maria, missionários são convidados a irem ao encontro

01/06/2022

Notícias

Petrópolis (RJ) – Motivos não faltaram para celebrar a fé e a devoção na Igreja dos Frades Menores Franciscanos de Petrópolis (RJ), nesta terça-feira, 31 de maio. Acontece que no dia em que a Igreja comemora a Festa da Visitação de Nossa Senhora, a Paróquia do Sagrado iniciou também a tradicional Trezena de Santo Antônio. Mas, um motivo especial chamou a atenção dos presentes. A Celebração Eucarística das 18 horas, presidida pelo Animador Vocacional da Província da Imaculada Conceição, Frei Jeâ Paulo Andrade, abriu a Semana Missionária em preparação para a Ordenação Presbiteral do petropolitano Frei Alan Leal de Mattos.

No comentário inicial, Frei Gabriel Dellandrea que também é Animador do SAV, acolheu a todos, em especial aos que vieram da Paróquia São Judas Tadeu, da Mosela. Explicou que Frei Alan contraiu recentemente o vírus da Covid-19 e que por isso ainda não se encontrava presente. “Nos alegramos com esse irmão que dá esse importante passo no serviço à Igreja e ao povo de Deus”, disse. “Assim como Maria visitou a Isabel, esse irmão agora visita a cada um de nós com o seu serviço também enviado por Deus”, acrescentou.

A Celebração Eucarística, transmitida pelas redes digitais da Paróquia do Sagrado, foi concelebrada pelo pároco, Frei Jorge Paulo Schiavini, Padre Lucas Thadeu da Silva e Diácono Luciano Schmidt da Paróquia da Mosela.

Após a proclamação do Evangelho de Lucas (1, 39-56), onde lê-se que Maria visita sua prima Isabel, Frei Jeâ iniciou sua reflexão e disse estar em comunhão com toda a Província Franciscana, juntamente com a comunidade de Curitibanos (SC) para iniciar a Semana Missionária de Frei Alan. “É muito comum que nós, frades, celebremos a Profissão Solene ou a Ordenação de um irmão na sua cidade de origem. A visita de muitos frades à sua família, à sua comunidade de origem é uma forma de agradecimento, de gratidão, pelo bem que Deus realizou na vida desse nosso confrade”, explicou.

Frei Jeâ manifestou a alegria em iniciar este tempo de celebrações juntamente com a Trezena de Santo Antônio. Segundo ele, neste contexto é que nos reunimos e queremos celebrar. “Santo Antônio que é tão querido e amado pelo povo de Petrópolis”, frisou. “Juntos também celebramos a Festa da Visitação de Nossa Senhora, ela que é a primeira discípula de Jesus, ela que acreditou de fato que o Filho de Deus era de fato o Messias. Com essa celebração concluímos o mês mariano, onde lembramos das nossas mães, do seu cuidado e do carinho para com seus filhos e do carinho com que Nossa Senhora também manifesta a nós”, sublinhou.

Discorrendo sobre o tema do dia da Trezena, “Santo Antônio e Nossa Senhora”, Frei Jeâ evidenciou que Santo Antônio foi um profundo devoto de Nossa Senhora. Citando um de seus sermões, descreveu a devoção do santo franciscano a Maria, dizendo: ‘Maria Santíssima é como a estrela da manhã que surge por entre as sombras da noite, anunciando o sol que vem. Maria é como o arco-íris, sinal da aliança entre Deus e a humanidade. É como um lírio que cresce à beira das águas. Como um incenso desprendendo o suave perfume, perfumando o ambiente’.

Para o religioso, Santo Antônio descreve a importância e a grandiosidade de Maria como aquela que acredita, como discípula. “É aquela que anuncia o dia, que traz com ela o sol nascente, que vence assim as sombras da noite, da escuridão. É esse arco-íris que nos lembra da aliança que Deus realiza e faz com seu povo. Maria é esse símbolo de pureza, como o lírio que cresce a beira das águas, como sinal da pureza e daquilo de mais puro que nasce do encontro com Jesus. É esse suave perfume que faz com que todos se sintam amados e queridos por este Deus Salvador”, destacou.

Já sobre o Evangelho, Frei Jeâ evidenciou a visita de Maria para a sua prima Isabel. “É curioso pensarmos a forma como Maria ficou sabendo que sua prima Isabel na velhice daria à luz a um filho. É como se o anjo estivesse contando uma espécie de ‘fofoca’ para Maria”, disse. “Certamente, hoje Maria ficaria sabendo da notícia por WhatsApp”, brincou. “Maria não pensa duas vezes e corre apressadamente para visitar sua prima Isabel. E aqui vemos um gesto importante: a pressa que Maria tem. Provavelmente, ela estava preocupada, pelo fato de que Isabel precisasse de cuidado”, ressaltou.

Frei Jeâ  fez referência com a visita que os frades e irmãs farão a famílias, escolas, igrejas e outros espaços, frisando que o exemplo de Maria certamente será levado em consideração. “Maria corre apressadamente ao encontro daqueles que necessitam”, ressaltou. “Mas, essa atitude cristã por excelência de ir ao encontro daquele que necessita de cuidado de amparo, nem sempre esta presente no nosso dia a dia. Quantas vezes nos dispomos a sair do conforto do nosso lar, de nossa casa, para ir ao encontro daquele que precisava de uma visita, de uma palavra amiga, de atenção, mas nós nos acomodamos?! Maria é esse exemplo de alguém que sai para visitar aquele que necessita desse cuidado. Maria é para nós o modelo de cuidado, de acolhida e de desprendimento”, concluiu.

Após a homilia, a celebração teve continuidade com a liturgia eucarística. Depois da comunhão, Frei Jeâ rezou pelas famílias enlutadas e ministrou a bênção dos pães de Santo Antônio. Já o pároco aspergiu com água benta os presentes. Na bênção final, o Animador do SAV convidou os frades, irmãs e demais pessoas envolvidas com as missões da ordenação de Frei Alan para se aproximarem do altar e receberem a bênção de envio. A missa terminou com o canto “Eu canto louvando Maria”, de Pe. Élio Athayde.

Nesta quarta-feira (1º/06), durante todo o dia haverá visitas na Escola Paroquial São Judas Tadeu, Escola de Educação Infantil Frei Aniceto, visitas às famílias das localidades Cândido, Batista da Costa e Nossa Senhora das Graças em Petrópolis (RJ) e Celebração do 1º Dia do Tríduo na Paróquia São Judas Tadeu da Mosela, às 19h.


Frei Augusto Luiz Gabriel