Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A centralidade da fraternidade

10/07/2021

Notícias

A manhã de sábado, 10 de julho, foi dedicada à reflexão, revisão pessoal dos materiais e às discussões da última semana do Capítulo Geral, que está em andamento no Colégio Internacional São Lourenço de Brindisi, dos Frades Menores Capuchinhos, em Roma, e ao trabalho nas distintas comissões capitulares segundo as áreas temáticas e linguísticas. O facilitador do Capítulo, Frei Matteo Giuliani, identificou alguns dos temas que emergiram das discussões em grupo, como reestruturação da Ordem, juventude, questões financeiras e salvaguarda dos vulneráveis.

À tarde, as Conferências se reuniram para preparar a eleição do novo Ministro Geral a ser realizada na terça-feira, 13 de julho. A primeira das duas votações consultivas foi, então, realizada.

Durante sua reflexão nas Vésperas, o teólogo e escritor Frei Daniel Horan falou sobre a centralidade da fraternidade (fraternitas) para nossa vocação, descrevendo-a como “o coração indispensável da identidade franciscana”. Explicou que a fraternitas é o dom distintivo que a Ordem Franciscana oferece à Igreja e ao mundo. Em um mundo que enfrenta desafios como individualismo, clericalismo, discriminação, ódio, abuso sexual e violência, os frades podem oferecer um testemunho profético, convertendo-se em verdadeiras ‘fraternidades contemplativas em missão’.

Frei Daniel também propôs que podemos renovar nossa identidade franciscana abraçando o desafio de uma “ecologia fraterna integral”, que reconheça nossa interconexão e interdependência fundamental como irmãos uns com os outros e com toda a criação. Ele também desafiou os membros do Capítulo a reconhecer que hoje é um “momento franciscano” e a serem embaixadores das encíclicas do Papa Francisco Laudato Si ‘e Fratelli Tutti. Frei Daniel descreveu esses dois documentos como a expressão do Santo Padre de uma visão profundamente franciscana da fraternitas.

Após o jantar, os capitulares e colaboradores viram a exibição especial, em inglês, italiano e espanhol, do documentário “Francesco 2020”, com a participação do cineasta e produtor Evgeny Afineevsky como convidado da noite.


Texto e fotos da Equipe de Comunicação do Capítulo Geral