Hoje é o domingo do Bom Pastor
23/04/2015
Frei Alvaci Mendes da Luz
Ultimo domingo do mês! Já se passarem 3 semanas de celebração pascal e a cada domingo a mesma afirmação ressoa cada vez mais forte: Ele está vivo! Ele é a vida!
Desta vez, Jesus se nos apresenta como o Bom Pastor, aquele que ama, cuida e até mesmo dá a vida por elas.
Pastores de ovelhas; dirigentes do povo de Israel; líderes do novo povo de Deus. A palavra pastor evoca essas três situações. A mais importante porém é outra: pastor mesmo, pastor pra valer, bom e belo pastor é um só: o profeta de Nazaré, o anunciador do Reino de Deus, o Messias pequeno e pobre que se compadece dos pobres e dos pecadores, o Senhor da vida que dá à vida por Deus e pelos irmãos e irmãs, para que todos a tenham em plenitude.
Jesus se apresenta como filho que conhece o amor do Pai e compartilha seus desejos. Ele quer o que o Pai quer: vida e liberdade para todos. Por isso, apresenta-se como o bom pastor – o texto grego diz “belo pastor”, pastor verdadeiro – em contraposição aos pastores feios e falsos, que nos submetem, sobretudo quando não os conhecemos.
Devemos segui-lo, parece uma contradição, mas “devemos” sim. Não há outro modo de sairmos das trevas em que supomos ou pensamos estar livres, para chegarmos à luz verdadeira que nos torna de fato livres.
A uma cultura de competitividade, rivalidade e violência, contrapõe-se a uma cultura de fraternidade, solidariedade e amor. A vida boa e bela que Deus sonha para nós, finalmente, pode florescer nele, o Bom Pastor.