Família Franciscana de Angola celebra São Francisco de Assis
07/10/2015
Este ano, o dia de São Francisco Assis foi celebrado pela Família Franciscana de Angola com Missa solene e tarde recreativa na Paróquia de Santo Antônio da Cuca, no município do Cazenga, em Luanda.
As atividades em prol do dia do Padroeiro da Ecologia começaram com as trezenas, novenas e tríduos, realizados em cada fraternidade até ao dia do Trânsitus. Das reflexões feitas e os momentos fortes que cada comunidade realizou não faltaram considerações em torno da paz, do cuidado da casa comum e do relativismo de que a sociedade atual está munida.
Várias foram as atividades que marcaram esse dia. Primeiramente, além da acolhida calorosa, tudo começou com a solene e santa Missa, que a convite da Família Franciscana de Angola, cujo coordenador é o Frei Afonso Teca, OFMCap, foi presidida pelo conselheiro geral dos Frades Capuchinos e animada pela Juventude Franciscana (Jufra) daquela paróquia. Durante a celebração, quinze jovens, depois da caminhada percebendo que Deus revela grandes coisas aos fracos e pequeninos, foram admitidos à fraternidade da Jufra. O presidente da celebração não deixou de lembrar que ser franciscano, principalmente nos nossos dias, tem um preço.
Frades Menores, Frades Menores Capuchinhos, Ordem Terceira Secular e Regular todos fizeram-se representar. Ou melhor, das três Ordens Franciscanas, só as Irmãs Clarissas ou as Damas Pobres não participaram. E como família reunida ninguém precisou usar crachá.
Após missa, seguiu-se o momento de saciar o irmão corpo, mas antes foi cantado os parabéns pelos dezoito anos de presença da Jufra na Paróquia de Santo Antônio. Cada um com o seu farnel (lanche) de casa, todos sentaram-se e comeram à mesma mesa, como forma típica de viver e acolher a palavra de Deus. Em seguida vivenciou-se uma tarde diferente da de todos os dias. Música, dança, animação, karaokê, teatro, poesia e muito mais contribuíram para que todos se alegrassem e se sentissem que estavam realmente em festa. Quem também estava de Festa foi a Diocese de Viana (Luanda), cujo padroeiro é São Francisco de Assis, e nesse dia contou com duas ordenações sacerdotais na Catedral da mesma.
Frei Crisóstomo Pinto Ñgala, ofm