Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia e escolas de Mangueirinha se unem para celebrar Dia Mundial de Oração pela Criação

09/09/2015

Notícias

a-820

Em junho último, o Papa Francisco  lançou a Encíclica Laudato Si’ e também declarou a data de 1º de setembro como “Dia Mundial de Prece pela Criação”, ou seja o Dia de Cuidado com a Natureza. Esta data tem um sentido ecumênico.

Nós, da Paróquia Imaculada Conceição, em Mangueirinha (PR), resolvemos marcar este dia junto às escolas e a comunidade em geral. No dia 31 de agosto, antecedendo a data de 1º de setembro, todos os alunos das escolas de nosso município participaram de uma caminhada para celebrar o Dia Mundial de Prece pela Criação, nos períodos da manhã e tarde. Com faixas e cartazes, fizeram o plantio de árvores nativas na praça central da cidade. À noite tivemos uma palestra no centro de eventos ministrada pela Faculdade Unilagos, onde foram distribuídas mais de 500 mudas de árvores nativas. As escolas do Interior também celebraram este dia. A Paróquia enviou um cartaz e duas mudas de araucária para cada escola.

Entre a caminhada e a palestra, tivemos uma participação de cerca de 2 mil alunos.

Para a realização deste evento nos reunimos anteriormente com professores e diretores das escolas e da Faculdade, além da Secretaria Municipal de Educação, onde foram combinadas as atividades. Foi visitado todo o comércio pedindo a participação na caminhada.

Foi confeccionado um cartaz  com ideias simples e conhecidas, mostrando assim para todos que pequenas atitudes nossas podem fazer com que o planeta e o meio ambiente onde vivemos possam ser melhores:

–  Apagar a luz quando eu sair da sala, quarto e demais cômodos da casa;
–  Desligar aparelhos elétricos que não estejam sendo utilizados (rádio, televisão, etc);
–  Economizar água na hora do banho, higiene pessoal, limpeza…
–  Usar menos o carro, andar a pé ou de bicicleta que faz bem para a saúde e não polui o meio ambiente (ir de carona para o trabalho, escola, etc);
–  Usar menos papel, sacolas de plástico;
–  Respeitar toda a natureza: plantas, animais, água…
–  Produzir menos lixo;
–  Não deixar ou jogar lixo na natureza;
–  Reciclar o lixo;