Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Comunicadores de todo o Brasil participam do 8º Muticom em Natal

29/10/2013

Notícias

multicom1Frei Gustavo Medella

Natal – Os 800 participantes do 8º Mutirão de Comunicação da CNBB estão experimentando todo calor humano e climático que Natal, a “Noiva do Sol”, tem a oferecer. Realizado no Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o encontro, que reúne comunicadores católicos de todo o Brasil, neste ano, traz como tema: “Comunicação Cidadã: Meios e Processos”. Na parte da manhã, todo grupo se reúne no Ginásio de Esportes da UFRN, para um momento de oração seguido pela conferência do dia.

Na segunda-feira, dia 28, falou o Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Muniz Sodré, abordando o tema que dá título ao Muticom.  Em sua colocação, o professor recordou que a grande mídia, os meios de comunicação de massa, têm sua atuação pautada nos valores e perspectivas da lógica do mercado.  De acordo com, as preocupações em torno da criação de um senso de cidadania, do cultivo de valores e princípios não são as que regem o trabalho realizado pela comunicação de massa. Segundo Muniz Sodré, a concepção de comunicação cidadão, com a qual a Igreja e a Religião podem e devem contribuir, perpassa mais o universo da compreensão do que o da transmissão. “O termo ‘compeender’ traz em seu significado o sentido de  ‘abraçar’, de ‘ir ao encontro’, participar da vida do outro. É a lógica do compartilhamento, explicou”.

multicom2Na terça-feira, dia 29, a conferencista foi a Professora e Pesquisadora Raquel Paiva, também da UFRJ. Ela discorreu sobre o tema: “Comunicação Comunitária e Construção da Cidadania”. A Professora fez uma breve contextualização em relação ao conceito de “comunidade” a partir da compreensão de autores de diferentes épocas e escolas de pensamento. Na explanação, a palestrante discorreu ainda sobre diversos conceitos e elementos que perpassam a temática da cidadania, como educação e democracia. Para todo investimento e discussão em torno da temática da “comunicação comunitária” revelam uma certa insatisfação de diferentes setores da sociedade em relação ao que é apresentado pela grande mídia. Para compor a mesa da conferência, também foi convidado o Padre Manoel Filho, Coordenador da Pastoral da Comunicação na Arquidiocese de Salvador. Padre Manoel ressaltou que, na Igreja, a ideia de comunicação não deve ser pautada pela busca do sucesso, que pode se tornar inclusive um elemento perigoso. Para ele, a Comunicação Eclesial deve ser comunitária e popular, baseada em um processo de construção conjunto e colaborativo. “Isto para mim é uma profissão de fé”, reforçou.

Na parte da tarde, os participantes se dividem em grupos de trabalho que são temáticos para discutir a prática, através da apresentação de casos concretos, e a teoria, com a assistência de professores e estudiosos da área, da Comunicação realizada pela e na Igreja do Brasil. Nesta terça-feira, no Gropo de Trabalho 1, voltado para Rádio Comercial, Comunitária e Educativa, o coordenador da Frente de Evangelização de Comunicação da Província, Frei Gustavo Medella, apresenta a experiência do Programa de Rádio Sala Franciscana, que já tá há quase dois anos no ar pelas Rádios 9 de Julho, de São Paulo, SP, e Imperial, de Petrópolis, RJ, como proposta comunicativa que buscar reunir os esforços de frades da província e também dos trabalhadores leigos na busca de uma Comunicação conjunta, comunicativa e solidária. Além de Frei Gustavo, também participa do 8º Muticom pela Província Frei Alvaci Mendes da Luz. A abertura do evento foi realizada na noite do domingo, dia 27 de outubro, no Hotel Praia Mar, com a participação do Presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, a Reitora da UFRN, Professora Ângela Maria Paiva Cruz, e outras autoridades. O Muticom termina na próxima quinta-feira, dia 31 de outubro, com o anúncio da sede do próximo Muticom e show da cantora Elba Ramalho.