Em Agudos, o aspirantando caminha para o encerramento
21/10/2013
Vitor Amâncio, aspirante, especial para este site
A primavera chegou em Agudos e, com ela, as flores preenchem as alas do Seminário Santo Antônio, colorindo ainda mais esse “Jardim de Deus”.
E, nesse jardim, terreno fértil, vai se cultivando a vocação religiosa franciscana dos aspirantes, que aqui chegaram no dia primeiro de agosto. Passadas as semanas, nós, aspirantes, temos descoberto as maravilhas e os desafios da vida fraterna. O trabalho, a formação e a convivência têm contribuído significativamente em nosso discernimento vocacional.
O trabalho, em particular, coordenado por Frei Virgílio Pereira de Souza, vem nos conscientizando dos cuidados e da preservação do lugar em que vivemos. A formação, dada pelos frades: Paulo César Ferreira, Thiago Hayakawa e Walter Hugo, juntamente com a professora Maria Helena, tem nos conduzido a uma maior edificação humana e, principalmente, cristã. Frei Paulo, o mestre ou simplesmente “papai” como costumamos chamar, com toda preocupação, tem dedicado seu tempo e esforço para nos formar.
A convivência com os demais frades, de modo especial com os irmãos leigos da Fraternidade, tem sido um espelho de vivência fraterna em harmonia com verdadeiros exemplos de fé, disciplina e fraternidade. Também tem contribuído a convivência entre os aspirantes, vindos dos diversos lugares da Província. Cada um com uma cultura, uma história, um modo de ser diferente, porém, com a mesma fé, o mesmo sonho e o mesmo ideal. O respeito, a correção fraterna, a alegria de conviver entre irmãos nos trazem a lembrança de Francisco: “E o senhor nos deu irmãos…”. E nessa lembrança, cada dia mais, vamos mergulhando nesse carisma para que assim, nos passos de nosso Pai Seráfico, permaneçamos em comunhão com os irmãos e em união com Cristo.